O que vem a ser a metáfora da panela quente? Panelas quentes são os grupos de sua convivência que sempre que se encontram falam de assuntos tristes, desagradáveis, crise, doenças e afins.

Esse conceito metafórico pode ser usado, inclusive na formação de equipes pelas empresas. É preciso estar atendo para distinguir quais os membros de sua equipe agregam dos que detonam a produtividade do time.

Essa panela pode te queimar!!! Acredite.

Congruência do cérebro

 Quando estamos reunidos em grupo, o assunto que está sendo abordado gera uma onda magnética que induz a todos os participantes do grupo a abordar o mesmo tema. E se esses assuntos forem depreciativos? Se esses assuntos forem desanimadores? Se esses assuntos falam de doença e morte? Se esses assuntos falam de fracasso?

Entenda que, independentemente do assunto, seu cérebro vai buscar situações da sua vida ou de alguém próximo para que você interaja com o grupo. Assim, em assuntos ruins, você será canalizado para as piores energias e pode contaminar seus sentimentos, ações e resultados.

Escolha a mesa certa

Guimarães Rosa certa vez escreveu: “É junto dos bão que nóis fica mió”!

A verdade acima descrita de forma simplória e com erros de grafia aceitos por motivos poéticos nos mostra que devemos escolher, sempre, a mesa certa para nos sentar.

Se você é o mais inteligente, o mais culto ou o mais sábio do grupo, você está no grupo errado. É preciso estar com pessoas que irão elevara a sua média. Nós somos a média das cinco pessoas com quem mais convivemos.

Proteja sua mente

Se você estiver em uma situação que que o magnetismo te leve para pensamentos negativos, proteja a si mesmo, blindando sua mente.

Não entre na esfera do assunto. Utilize sua inteligência emocional para mudar o foco e tão logo consiga, peça licença e saia logo desse grupo.

Certa vez aprendi que precisamos de um terceiro olho, que fica no meio da testa e que funciona como uma lanterna. Diante de qualquer situação, somos nós mesmos que devemos decidir qual o caminho a ser iluminado, ou seja, onde concentraremos o nosso foco.

O Mundo virtual e o mundo real

Essa regra vale tanto para grupos sociais presenciais, como para grupos de WhatsApp, Facebook e demais redes sociais.

É comum em grandes empresas, em escolas e faculdades a criação de grupos paralelos. Porém, observe que os grupos sempre serão separados por aqueles que têm resultados daqueles que não têm resultados.

Não preciso ser profeta do apocalipse para imaginar que tipo de assunto é tratado em cada grupo. Uns estarão falando mal da empresa, do chefe, do mercado. Outros estarão falando do planejamento de da disciplina utilizada para conseguir seus objetivos. Uns estarão colocando a culpa nas mãos de fatores externos, como crise, por exemplo. Outros estarão buscando alternativas de corrigir o que fizeram de errado, incentivando os demais e aprendendo com o poder de um bom grupo.

 

Diante de tudo que foi exposto, entenda que não quero que você desfaça amizades ou que se torne um ser antissocial. Quero apenas que saiba distinguir quais grupos procurar para se relacionar e aprenda a se blindar quando a situação assim exigir.

Finalizo com um convite para que me siga nas redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn!

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