Tudo na nossa vida necessita de um bom plano. No mundo dos negócios, então, a importância do planejamento se torna ainda maior, pois se trata de um dos itens que garante o sucesso da empresa. Mas como montar uma estratégia eficiente?

Dividi-la em etapas pode ser a melhor maneira. Nesse contexto, definir metas em curto, médio e longo prazo é um modo simples e efetivo de criar planos realmente eficientes.

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Qual a importância do planejamento estratégico para empresas?

No mundo de hoje, as empresas estão sob constante pressão para que se adaptem a mudanças, acompanhando as tendências e demandas. Assim, é possível prever riscos e aproveitar melhor as oportunidades de crescimento. 

Logo, coordenar todos esses elementos pode ser um desafio se a companhia não se prepara. Afinal, assim como quando vamos viajar, sobreviver no mercado e se destacar é uma jornada que demanda um “plano de viagem”. É nesse contexto que entendemos a importância do planejamento estratégico. 

Esse tipo de planejamento é o que vai nortear os caminhos de uma empresa e conduzi-la até seus objetivos. Dessa maneira, todas as metas que forem estabelecidas nele orientarão as decisões executivas e as ações que serão implementadas no dia a dia dos setores — como financeiro, marketing, recursos humanos, entre outros. 

Uma das formas de obter sucesso em um planejamento de metas é exatamente dividir o objetivo em etapas menores, de acordo com o seu tempo de conclusão. Planos previstos para serem alcançados em 5 meses têm métodos de empreendimento diferentes dos que levam até um ano para serem concluídos.

Ainda assim, ambos são de extrema importância para a empresa. Cada um, porém, requer um planejamento de ação específico para que o negócio alcance o sucesso desejado. 

O que são esses planejamentos? 

Vamos conhecer um pouco dos planejamentos a curto, médio e longo prazo:

Curto prazo

São as estratégias que duram, em média, de 3 a 6 meses. Elas são utilizadas para lidar com imprevistos, como apertos financeiros, na maioria dos casos.

Muitas vezes, vêm acompanhadas da necessidade de se tomar uma decisão que seja rápida e, se não forem bem planejadas, podem se tornar um problema. É nela que toda (ou quase toda) a equipe é contatada para as tomadas de decisões.

Do mesmo jeito, metas de curto prazo são pequenos projetos os quais a empresa deseja colocar em prática já. Em geral, eles são mais factíveis e exigem um investimento menor se comparados aos de longo prazo.

Assim, uma forma de tornar esses planos palpáveis é por meio da redução de custos. Se um determinado projeto precisa ser implementado em pouco tempo, a companhia dificilmente terá tempo de levantar muitos recursos para tanto.

Logo, é mais inteligente investigar os processos da empresa e procurar por oportunidades de economia que possam viabilizar essa ação no presente. O planejamento de curto prazo é importante, pois ele oferece mais segurança, estrutura e estímulo para que os demais objetivos da organização se concretizem em seguida. 

Médio prazo

As metas de médio prazo podem servir como ponte, ligando as de curto e longo prazo, e duram de 1 a 3 anos. Elas também permitem uma melhora dos demais níveis de planejamento, já que possuem bases mais sólidas para avaliação do que as de curto prazo — mas não chegaram a um nível tão profundo quanto as de longo prazo.

Nelas, é possível melhorar o desempenho, se compararmos metas de curto e longo prazo, exatamente por estarem em um nível intermediário. Nesse caso, o tempo para o planejamento é maior, portanto os gestores podem se dedicar a elaborar objetivos que complementem as ações tomadas com as metas de curto prazo.

Como no exemplo anterior, se a instituição encontrou formas de reduzir gastos nessa etapa, pode refletir sobre como fazer esse dinheiro render, para que seja aplicado em um investimento maior no futuro. Então, os executivos devem ponderar sobre:

  • quais são os melhores investimentos do mercado?
  • qual valor desejamos alcançar no fim de um determinado período?
  • quanto podemos poupar por mês para engordar essa aplicação? 

Longo prazo

Com uma faixa de conclusão que vai de 5 a 10 anos, esse tipo de estratégia é necessário devido à incapacidade humana de prever os acontecimentos. Tal planejamento, porém, deve ser o mais flexível possível, além de conseguir se adaptar aos de curto e médio prazo — pois exerce influência quase direta sobre as escolhas seguintes.

É preciso pensar, contudo, em como tais ações interferem umas nas outras. Afinal, raramente cada meta planejada ou atingida fica isolada. Por isso, pensar a de curto prazo tendo as demais em mente (e vice-versa) é muito importante, por exemplo.

Logo, é natural que esses objetivos sofram ajustes e precisem se reavaliados ao longo do caminho. Uma meta de longo prazo, em geral, é um plano mais ambicioso, que demanda um alto investimento financeiro.

Esse tipo de estratégia representa uma linha orientadora que permite que outros objetivos sejam traçados a partir dele. Com isso em mente, você garante que seus sonhos estejam sempre em movimento e cada vez mais próximos da realidade. 

Por que fazer um planejamento por prazos?

Em um mercado competitivo, não existe espaço para empresas que conduzem seus negócios com base no improviso. O planejamento se torna uma ferramenta crucial para a conquista de objetivos e, na ausência dele, a instituição dificilmente conseguirá ter sustentabilidade ou longevidade.

Definir objetivos de forma realista e crítica, reconhecendo a importância de cumprir seus prazos, é um passo essencial para que um negócio seja capaz de criar bases sólidas e ter uma trajetória coerente e de sucesso.

Todas as ações realizadas hoje estão alinhadas com um objetivo de médio ou longo prazo. Assim, gestores e colaboradores se sentem motivados para continuar, pois eles têm consciência de que não estão perdendo tempo, mas sim investindo em grandes realizações que um dia se concretizarão. 

Qualquer ferramenta de gestão e organização é essencial para o êxito. Ao planejar passos em etapas definidas por períodos, fica mais fácil torná-los verdadeiramente eficientes, já que é possível focar ações específicas para eles. Fica mais fácil, assim, alcançar os objetivos do negócio.

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