A Bíblia Sagrada, o livro mais vendido no mundo, é um verdadeiro manual de vida. Você aprender em todos os seus inúmeros livros as melhores e mais valiosas lições de vida, para que você as aplique em sua vida.
De tão rico que é, separei algumas lições, encontradas apenas no livro dos Provérbios, que você pode aprender e seguir em sua vida e em sua carreira. Lições de comportamento, gestão e atitudes.
1 Provérbios 1:22
A riqueza extraída em apenas uma frase é incrível! Como pode tão poucas palavras retratar o que vivemos nos dias de hoje. Veja o texto transcrito:
“Até quando, insensatos, amarei à tolice, e os tolos odiarão à ciência”?
Essa pergunta é retirada de uma parte do capítulo 1 do livro de Provérbios chamado Sabedoria Personificada.
Hoje em dia, basta verificar os canais do YouTube e ver quais são os recordistas de inscritos e visualizações. São aqueles que fazem piadas, muitas vezes de mau gosto, são aqueles em que nada acrescentam ao nosso desenvolvimento. As músicas de sucesso trazem mensagens destrutivas da autoestima humana. E grande parte da massa se torna um amante da tolice.
Responda a essa pergunta apenas para você mesmo: quanto do seu tempo e dinheiro você gasta em diversões e quanto do seu tempo e dinheiro você gasta em cursos para se desenvolver?
2 Provérbios 3: 13-14
O benefício da sabedoria. Aqui o grande conselho é de ser um eterno aprendiz. Buscar conhecimentos novos todos os dias! Leiam o texto:
“Feliz do homem que encontrou a sabedoria, daquele que adquiriu a inteligência, porque mais vale este lucro que o da prata, e o fruto que se obtém é melhor que o fino ouro”.
Um homem pode perder tudo, dinheiro, casa, família e muito mais. Porém, o conhecimento adquirido será sempre dele. É preciso estar atento ao fato que ler, estudar, ouvir áudios e ver filmes nos trazem informação. A sabedoria que transforma a informação em conhecimento está em praticar repetidas vezes aquilo que se aprendeu.
3 Provérbios 3: 27-28
O poder da atenção ao próximo. Tudo que acumulamos nos faz mal. É preciso partilhar hoje e sempre. Doação não combina com procrastinação. Veja o texto:
“Não negues benefício a quem o solicita, quando está em teu poder conceder-lho. Não digas ao tem próximo: vai, volta depois! Eu te darei amanhã, quando dispões de meios”.
O ciclo da abundância só acontece para aquele que doa sem esperar nada em troca, sem barganhar com suas ações e sem deixar para amanhã aquilo que pode ser compartilhado hoje.
4 Provérbios 6: 6-9
Essa passagem traz o melhor ensinamento que podemos levar para nossa carreira. Aborda a importância de sermos dedicados, produtivos e zelosos com nossos afazeres, por mais simples que possam ser. Leia abaixo:
“Vai, ó preguiçoso, ter com a formiga, observa teu proceder e torna-te sábio: ela não tem chefe, nem inspetor, nem mestre; prepara no verão sua provisão, apanha no tempo da ceifa sua comida”.
Observe que a formiga trabalha enquanto os outros descansam. Ela cria seu sustento no dormir de seus concorrentes. Ela não precisa de ordens, nem de superiores. Ela é proativa, faz por si, pois sabe os benefícios que colherá em tempos de inverno.
5 Provérbios 10: 4
Mais um pequeno trecho que traz uma grande lição, muito ligada à lição anterior. Podemos ver aqui como os resultados são frutos dos nossos comportamentos e hábitos. Veja o texto:
“A mão preguiçosa causa a indigência, a mão diligente se enriquece”.
É preciso agir e agir no caminho certo! Você não pode se dar ao luxo de nada fazer a acreditar que as recompensas virão. Apenas os diligentes são merecedores do sucesso! Se não age desta forma, é hora de mudar!
6 Provérbios 13: 20
Quer mais uma lição gigante transcrita em poucas palavras? Basta ler essa passagem aqui descrita:
“Quem visita os sábios, torna-se sábio; quem se faz amigo dos insensatos, perde-se”.
Posso traduzir da seguinte forma: diga-me com quem andas que te direi quem és! Simples assim. É preciso ter o cuidado com o nosso ciclo de relacionamento. Somos a média das pessoas com as quais mais convivemos. Como anda o seu convívio?
É preciso buscar crescimento e sabedoria com aqueles que já estão acima do seu nível. Essa também é a única forma de se desenvolver e poder ajudar àqueles que te procuraram por te considerarem um sábio.
7 Provérbios 18: 6
Já reparou que temos dois ouvidos, dois olhos e apenas uma boca? Veja o que diz essa passagem e aprenda com mais essa lição:
“A boca do tolo é a sua ruína; seus lábios são uma armadilha para a sua própria vida”.
É preciso cuidado com aquilo que vamos proferir. Pensar muitas vezes antes de jogar palavras ao vento. É preciso cautela para aprender que sábios são aqueles que observam, escutam de forma ativa, formulam pensamentos para depois se expressar.
Existe o ditado popular que diz que um peixe morre pela boca. Não caia nessa armadilha!
8 Provérbios 19: 2
Entendo que as pessoas, atualmente, querem alcançar resultados muito rápido, sem mesmo estar preparadas para os mesmos. Muitas vezes, querem uma promoção, querem um aumento de salário, mas ainda não esquentaram a cadeira em que sentam muito menos entregaram resultados extraordinários que as credenciem ao próximo nível. Veja a lição trazida aqui:
“Sem a ciência, nem mesmo o zelo é bom: quem precipita seus passos, desvia-se”.
Observo duas conclusões. A primeira é saber esperar o tempo certo da colheita. Quem tem pressa come a semente que poderia gerar uma plantação. A segunda está no detalhe do “desvia-se”. O risco de desviar de si mesmo, de seus valores fundamentais, apenas para atingir resultados maiores. Cuidado!
9 Provérbios 22: 1
Construa sua autoridade por aquilo que você é, não por aquilo que você tem! Veja o que diz a transcrição do texto abaixo:
“Bom renome vale mais que grandes riquezas; a boa reputação vale mais que a prata e o ouro”.
Não significa que você não pode construir sua riqueza material, nem que não deva lutar para ter prosperidade. O ensinamento aqui é que mais valorosa é sua reputação, a sua autoridade criada sobre a fundação de seus valores, crenças e atitudes do que do poder imposto por seus bens materiais ou sua posição social. Sua essência é seu maior tesouro!
10 Provérbios 28: 13
Errar é uma das melhores ferramentas de aprendizado que existe. O ideal é errar rápido, entender o que ocorreu e o levou ao erro e aprender. Esconder o erro, se paralisar por medo de errar é o que não se deve fazer. Leia o que diz o texto:
“Quem dissimula suas faltas não há de prosperar; quem as confessa e as detesta obtém misericórdia”.
Entenda que o sentido de detestar aqui é de não voltar a cometer o mesmo erro, pois quem aprende com ele não cai no mesmo engano.
Diante de tantas lições, não me resta muito a dizer aqui para você, apenas te convidar e me seguir em minhas redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn.
Esse foi, sem dúvida, o melhor artigo do blog. Grandes lições e grandes reflexões!
Obrigado meu amigo! Feliz com suas considerações!
Excelente texto.