Gerenciar uma equipe rumo ao sucesso da empresa requer uma boa gestão de tempo por parte do líder. Entretanto, o gestor não consegue aumentar a produtividade dos funcionários se ele próprio não tiver um bom desempenho.

Existem ações simples que podem ser aplicadas no dia a dia e que refletem diretamente no seu rendimento e dos seus colaboradores. Quer saber quais práticas são essas? Então confira abaixo nossas dicas e boa leitura!

1. Estabeleça metas diárias e monitore as atividades

Definir metas desafiadoras para os colaboradores é uma ótima maneira de aumentar o compromisso com os resultados e direcionar suas ações. Todavia, se o líder não se comprometer em acompanhar o progresso, o ganho não será o esperado.

As metas contribuem para que o grupo esteja focado no crescimento da empresa, demonstra a importância de cada um para alcançar o sucesso e aumenta a motivação dos profissionais.

Como gestor, você deve se comprometer a dar feedbacks para a equipe, propor melhorias e reconhecer o esforço de todos. Isso fará com que você tenha a confiança dos funcionários e seja respeitado.

2. Invista no desenvolvimento

Agora que você já estabeleceu metas para os funcionários, que tal investir em treinamentos com base nesses objetivos para aumentar a produtividade? Promover a capacitação contribui para a motivação e facilita o desenvolvimento do trabalho.

Além dos cursos voltados para as metas, também é importante focar nos indicadores ruins, nas mudanças de procedimentos, no manuseio das ferramentas de trabalho e nos processos com o maior número de erros e retrabalho.

3. Elimine distrações

A falta de foco, normalmente motivada pelo cansaço e pelas distrações do ambiente, é uma das principais causas da queda de produção. Sendo assim, é importante que você aposte em um local de trabalho livre de fatores que tiram a atenção do profissional.

Podemos apontar as redes sociais e a internet como as alienações preferidas da equipe e até mesmo do próprio líder. O ideal é limitar o uso de celulares e demais aparelhos e garantir que esses sejam usados somente como ferramenta de trabalho.

4. Priorize tarefas

Ser multitarefa não é sinônimo de produtividade. Na verdade, quanto mais funções você assume por vez, menor é o rendimento. Isso ocorre devido a incapacidade do cérebro de lidar com várias situações ao mesmo tempo.

O correto é priorizar as atividades mais importantes e deixar as demais para depois. Deixar para outro momento não é o mesmo que adiar. Postergar uma tarefa prejudica ainda mais o seu rendimento.

Nesse momento você deverá avaliar se todos os afazeres são essenciais para o trabalho. Com base no levantamento, será possível identificar o que pode ser eliminado e o que é indispensável. Isso também deve ser aplicado na sua equipe.

5. Use a tecnologia para aumentar a produtividade

Para não correr o risco de investir em tecnologias que não vão agregar tanto no seu processo produtivo, é importante que seja realizado um levantamento das necessidades e uma pesquisa de mercado.

Encontre o melhor custo/benefício e treine os funcionários para manusear corretamente a ferramenta. As tecnologias melhoram o desempenho, diminuem os erros, tornam o trabalho menos cansativo e contribuem para o diferencial competitivo da empresa.

6. Invista em um Processo de Coaching

Se você quer resultados expressivos, o investimento em um Processo de Coaching é a melhor opção. A partir de diagnósticos, treinamentos, resolução de oportunidades, preparo do ambiente e demais ações, esses profissionais garantem a produtividade da equipe.

Os benefícios dessa prática podem ser percebidos tanto na vida pessoal quanto na vida profissional e trazem um retorno muito bom para a empresa.

Agora que você já sabe como aumentar a produtividade, que tal aprender mais sobre o Coaching? Siga nossa página nas redes sociais — FacebookTwitterYouTubeInstagram— e fique por dentro de publicações que vão alavancar o seu negócio.

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