Para seguir uma trajetória de sucesso em uma corporação e não cair no marasmo, é cada vez mais necessária a reflexão constante sobre como direcionar a carreira executiva. Porém, esse planejamento nem sempre é uma tarefa fácil. Afinal, ele está associado a outras preocupações como a manutenção do engajamento da equipe e a criação de um time de ponta.
No entanto, se bem executado, o direcionamento da carreira traz impactos altamente positivos, não só na sua vivência individual, mas também para o desenvolvimento estratégico dos empreendimentos da instituição onde você atua.
Ficou interessado? Pois, neste post, te damos dicas de como direcionar sua carreira executiva!
1. Habilidades técnicas multidisciplinares
A preocupação no aperfeiçoamento de aspectos técnicos de sua área de atuação é um fator muito importante. Por isso, invista em cursos de especialização e de pós-graduação para manter-se sempre atualizado.
Ademais, é necessário ter em mente que, cada vez mais, os cargos de liderança exigem profissionais capazes de administrar negócios, problemas e pessoas com um leque de habilidades complementares.
Assim, você pode, por exemplo, buscar MBAs que sejam capazes de propor um conhecimento multidisciplinar, abordando aspectos da administração e da estratégia empresarial, mas também da comunicação e da gestão de pessoas.
Esteja atento para o mundo que te cerca para além do universo acadêmico. Você pode e deve buscar soluções a partir de vivências próprias e experiências externas.
2. Paixão pelo trabalho
Uma qualidade essencial para o direcionamento correto da sua carreira é a capacidade de avaliar a paixão pelo que você faz. Afinal, sem desejo ou entusiasmo, você terá grandes problemas em acreditar naquilo que está propondo. E isso, claro, traz aspectos negativos em sua capacidade de liderar e fomentar o gosto e a crença no seu grupo de trabalho.
Nesse sentido, é preciso que você procure o autoconhecimento, amparado por reflexões éticas e buscando captar o melhor de cada pessoa ou situação. Esse caminho te proporcionará mais convicção pelo seu trabalho e trará um ambiente mais humanizado e competitivo para sua empresa.
3. Compromisso com o fator humano
Um dos principais motivos para o sucesso de uma empresa é a dinamicidade dos seus líderes relacionada a um forte comprometimento com o fator humano.
Assim, no direcionamento da carreira, você tem de buscar aperfeiçoar suas relações interpessoais, procurando oportunidades e formas de impactar positivamente na vida de seus companheiros de trabalho.
Por isso, reflita em melhores formas de dividir e delegar tarefas, analisando os perfis e qualidades de cada indivíduo. Esses aspectos são fundamentais para gerar engajamento, satisfação e, consequentemente, melhores resultados.
Mas, atenção, o caminho para gerenciar pessoas deve ser iniciado por uma compressão de como gerenciar a si mesmo.
4. Coaching e mentoria
Se você acabou de assumir uma posição de liderança, é bastante comum estar inseguro no direcionamento da sua carreira e de suas aptidões. Nesse ponto, a realização de treinamentos de coaching ou mentoria é essencial para que você possa conhecer e refletir de maneira estruturada sobre suas capacidades e habilidades, extraindo o máximo de suas competências.
Assim, você poderá focar complemente no progresso de sua carreira associado ao seu bem estar e satisfação pessoal.
Com essas dicas preciosas, você certamente estará muito mais preparado para direcionar a carreira executiva, não é mesmo? Então, não deixe de conferir também o momento certo se investir em coaching!