Criar um ambiente de trabalho engajado está diretamente ligado ao sucesso organizacional, maior produtividade, fidelização de clientes e funcionários e redução de problemas, como turnover. Um time engajado, ciente da sua responsabilidade dentro da empresa, é um time pronto para qualquer desafio.
A questão é: como aumentar o engajamento da equipe? Neste post, vamos oferecer algumas respostas para essa pergunta. Acompanhe!
1. Invista em desenvolvimento
Se você oferece oportunidades para que a pessoa cresça em conjunto com a empresa, é muito provável que ela aceitará. Mostre que você se importa com o sucesso individual de cada um, o que afeta, consequentemente, a equipe como um todo.
Não se esqueça que as pessoas precisam de estímulos. Você pode oferecer um curso dentro da empresa, programas de treinamento ou até mesmo contratar um profissional de Coaching, que atuará desenvolvendo o potencial de cada funcionário.
2. Reconheça o bom desempenho
Críticas construtivas são necessárias. Elogios, no entanto, são fundamentais para motivação. E um bom feedback envolve ambos.
Não deixe que situações positivas passem em branco. Não seja o líder que apenas aponta o dedo para criticar, nunca para reconhecer.
O simples “muito obrigado” pode ter um impacto extremamente positivo. E é um fato que motivação, assim como gentileza, são sentimentos contagiantes.
3. Tenha metas realistas
Conheça sua equipe e entenda os seus limites. Desafiador, no entanto, é diferente de impossível. Ao propor metas irrealistas, o funcionário nem tentará por achar que não consegue. Por isso, motivação só funciona se combinada com organização e bom senso.
4. Alinhe os objetivos da equipe com os da empresa
Equipes engajadas se identificam com as missões da empresa, elas sabem o porquê de estarem ali realizando certa atividade.
Afinal, por que alguém se esforçaria por algo que não entende ou não concorda? Crie uma conexão entre o trabalho e um propósito maior.
5. Incentive o engajamento da equipe desde o primeiro dia
Funcionários novos são curiosos e entusiasmados naturalmente. Não acabe com engajamento desde a primeira apresentação monótona de PowerPoint ou colocando um peso sobre as costas de quem acabou de chegar.
Crie uma boa primeira impressão, faça com que se sintam à vontade com outros colegas e invista em mentores que espalharão o sentimento de trabalho em equipe.
6. Sair da rotina faz bem
O trabalho é sério, mas não significa que a equipe não possa se divertir de vez em quando.
Quebre a rotina com criatividade. Planeje eventos, festas ou até dias temáticos, permitindo, por exemplo, que os funcionários se vistam de uma forma diferente.
7. Seja transparente
É preciso que a equipe confie em seu líder. É importante ter sensibilidade, pois lembre-se que está lidando com pessoas. Seja honesto e não se esconda atrás de uma máscara dura e punitiva. A equipe deve saber o que está acontecendo dentro da empresa. Isso cria uma atmosfera de cooperação, não de competição.
Saiba como alinhar o individual com o coletivo e nunca se esqueça que são pessoas com inseguranças e expectativas. Não tenha medo de perguntar e conhecer a equipe com quem trabalha. Compaixão, respeito e transparência não custam nada e podem transformar ambientes de trabalho.
Manter o engajamento da equipe faz parte da rotina de um bom gestor. E problemas que parecem, muitas vezes complicados, podem ter soluções simples como as listadas acima.
O que você achou das dicas? Concorda? Que tal compartilhar em suas redes sociais para que mais pessoas possam incentivar o engajamento da equipe com a qual trabalham?