É muito comum encontrarmos na internet os artigos que falam sobre a imagem da sua empresa e o relacionamento dela com o cliente, visando o alcance dos resultados desejados, como as vendas crescentes. Às vezes esquecemos que todos os negócios são compostos por pessoas e que, para o sucesso da organização, é necessário formar uma equipe eficiente.
Claro que você deve considerar todos os aspectos relacionados com o sucesso da companhia, porém, precisa se atentar ao fato que a dificuldade em vender, por exemplo, pode estar relacionada com a forma como o produto é apresentado aos clientes. Nesse contexto, não estamos nos referindo às campanhas de marketing. Trata-se das habilidades e capacidades da sua equipe de vendedores.
Aprenda a formar uma boa equipe de vendas com as 7 dicas a seguir.
1. Trace um perfil profissional
Antes de anunciar as vagas e coletar os currículos, faça uma reflexão. Pergunte-se sobre o perfil profissional das pessoas que farão parte da sua equipe de vendas. Descreva essas pessoas em uma folha de papel, destacando as características ideais para o seu negócio. Quais delas são imprescindíveis para ser selecionado?
2. Capriche nas descrições das vagas
Depois de ter feito a reflexão sobre o perfil profissional dos futuros membros da sua equipe, prepare-se para fazer as descrições das vagas. Mencione absolutamente tudo o que se espera do candidato ideal. Liste as características de trabalho, a experiência necessária e até a formação — caso haja necessidade.
3. Prepare-se para a seleção
Após cumprir com os processos anteriores, chegou a vez da seleção dos candidatos. Estabeleça um filtro rigoroso na escolha dos currículos e chame aqueles profissionais que mais têm a ver com o perfil definido. Durante a entrevista, reforce as responsabilidades e benefícios que o emprego tem. Certifique-se de que as pessoas escolhidas estão de acordo com o que é exigido e oferecido.
4. Faça o treinamento da equipe
A formação de uma boa equipe de vendas não termina na seleção dos candidatos. Todas as empresas possuem características próprias, portanto, existe a necessidade de treinar a equipe para que as expectativas fiquem alinhadas. Explique os produtos e serviços oferecidos por sua companhia e não esqueça de garantir que todos dominem o uso das ferramentas disponíveis.
5. Estabeleça os processos
É muito ruim para o profissional de vendas que entra em uma empresa cujos processos se encontram desorganizados — ou inexistem. Por isso, deixe claro quais são as tarefas que devem ser cumpridas e as responsabilidades de cada um. Essa informação é fundamental para que o trabalho seja executado conforme o esperado.
6. Dê e receba feedbacks constantes
Fique de olho no que a equipe está fazendo. Acompanhe de perto a realização das tarefas e converse com cada um para identificar oportunidades de melhoria nos processos. Dê e receba feedbacks constantes, destacando os pontos positivos dos funcionários e quais são aqueles em que eles ainda podem melhorar. Esteja aberto para ouvir a opinião deles, pois, como líder, você deve permanecer próximo.
7. Motive os profissionais
Retomando a introdução deste artigo, lembre-se que você está lidando com seres humanos. Cada profissional tem seus valores, expectativas e características. Cabe a você, no papel da liderança, uni-los em torno dos objetivos da organização. Da mesma forma que você cobra resultados, ofereça os meios para que isso se torne possível. Motive-os.
Formar uma equipe de sucesso vai além da seleção dos candidatos, não é verdade? Revise as dicas que aqui foram apresentadas e prepare-se para atingir o patamar de eficiência nos negócios.
Deixe o seu comentário logo abaixo e nos conte quais são as maiores dificuldades que você enfrenta atualmente com a sua equipe ou a formação dela.