Grande parte dos gerentes reclama do prazo curto para a entrega dos seus trabalhos. Mas, afinal, o que nos impede de ser mais produtivos no dia a dia? Seria a falta da gestão do tempo?

Existem diversos fatores que podem barrar nossa capacidade no campo profissional, como o acesso às redes sociais, por exemplo. É muito importante identificar quais são eles para ter mais qualidade durante o dia.

Para te ajudar neste problema, veja a seguir 6 dicas para otimizar a sua gestão de tempo e produzir mais. Vamos conferir?

1. Descubra os ladrões de tempo

Redes sociais, e-mails e mensagens de chat podem roubar suas horas mais valiosas do dia. Por isso, é importante saber exatamente o que tira seu foco no decorrer do trabalho.

Uma boa recomendação é notar seu cotidiano e comparar o tempo que leva com essas ocupações. Em grande parte das vezes, não reparamos o quanto as distrações atrapalham, já que costumamos fazer várias coisas ao mesmo tempo.

2. Crie uma lista de atividades diárias

A melhor forma de controlar seu tempo é fazendo uma lista com as tarefas que precisam ser realizadas ao longo do dia. Você pode incluir todos os compromissos que deve fazer no período, acrescentando o tempo usado para acessar redes sociais e responder e-mails. 

O conselho é priorizar seus deveres e planejá-los de uma forma estratégica, para que, no fim do expediente, ao menos o principal seja entregue.

3. Estabeleça prioridades

Definir os trabalhos mais importantes é uma das melhores maneiras de otimizar sua gestão de tempo. Ao saber quais são os prazos mais curtos, fica mais simples produzir ao longo do dia. Não se esqueça de considerar o tempo que leva para realizar cada obrigação. 

Calcular o tempo gasto para cada ocupação é essencial para tornar seu trabalho mais eficiente. Dessa forma, você consegue estimar o que pode ser capaz de cumprir durante o horário.

4. Aprenda a dizer “não”

Uma das maiores competências para quem pretende melhorar sua gestão de tempo é aprender a falar “não”. Portanto, não tenha o terrível hábito de querer abraçar o mundo. O importante é comprometer-se com o que tem certeza que poderá realizar.

Ao concretizar suas responsabilidades com foco, você ganha mais tempo para solucionar urgências que podem surgir de surpresa.

5. Faça uma tarefa por vez

Uma das melhores formas de controlar seu tempo e ter mais produtividade é não realizar uma mesma atividade mais de uma vez.

Para isso, cada vez que começar uma função, procure finalizá-la antes de iniciar outra. Ao fazer o correto da primeira vez, não será necessário realizá-la novamente. Essa atitude economiza uma boa parte do seu tempo.

6. Use a tecnologia com cautela

Vivemos em uma era em que respiramos tecnologia. Por isso, muitas pessoas têm o hábito de acessar suas redes sociais ao longo do dia. O problema é que elas são uma das maiores vilãs do nosso precioso tempo. Procure estabelecer horários e limites para usar seus aplicativos no smartphone e na internet.

Inclusive, você pode até usar programas que auxiliam a administrar a duração gasta com essas redes. O Breakfree é uma ótima alternativa. Ele monitora e controla seus hábitos de rotina digital e ainda auxilia o usuário a conferir os níveis de dependência.

No aplicativo, quanto menos o indivíduo desbloquear o telefone e utilizar os apps, menor será a pontuação e seu grau de vício. O Breakfree pode ser baixado nos dispositivos Android ou iOS.

E aí, gostou das recomendações para otimizar sua gestão de tempo? Então curta nossa página no Facebook e fique por dentro de mais sugestões para sua carreira!

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