Inspiração é sempre muito bem-vinda. Ela nos ajuda levantar da cama e fazer o nosso melhor, ainda que nos faltem forças para isso algumas vezes. Conhecer grandes líderes da história e suas trajetórias ajuda a perceber como nós podemos nos tornar fortes!
Selecionamos para você alguns nomes que se destacaram através do tempo por sua coragem, por seus ideais e que conseguiram deixar a sua marca no mundo, tornando-o um lugar melhor. Continue lendo e descubra quem são eles!
1. Nelson Mandela
Carinhosamente chamado de Madiba pelos seus amigos e povo, Mandela era um grande líder. Foi ele quem mais lutou contra o movimento do Apartheid. Naquela época, como o governo estava nas mãos da minoria branca, Nelson Mandela foi considerado um terrorista e ficou preso por quase 30 anos.
Após isso, ele se tornou o 1º presidente negro da África do Sul. Apesar de todos imaginarem que, agora por estar no poder, o líder iria se “vingar”, restringindo os direitos dos brancos, Mandela fez o que ninguém imaginava: minimizou essa rivalidade e deu a todos, brancos e negros, direitos iguais.
2. Mahatma Gandhi
Por muitos anos, a Índia se manteve como uma colônia da Inglaterra. Entretanto, devido à luta de Gandhi, ela tornou-se independente.
Após se formar em direito, Mahatma Gandhi foi trabalhar em uma firma na África do Sul e, a partir de então, começou a lutar pelos direitos dos hindus que lá moravam. Retornou para Índia em 1915 já com 45 anos de idade, sendo recebido como herói por seu trabalho nas terras africanas.
Gandhi ganhou destaque mundial quando começou a enfrentar o governo britânico e a buscar a liberdade de seu povo, no intuito de tornar a Índia independente. Em 15 de agosto de 1947, ele alcançou seu propósito sem que houvesse um único combate bélico entre os países.
3. Martin Luther King
Formado em teologia e com doutorado em filosofia, Martin Luther King começou as suas atividades como pastor em 1954. Se envolveu diretamente com o incidente no qual Rosa Parks, uma negra, se recusou a dar o seu lugar a um branco dentro do ônibus.
A partir de então, ele começou a lutar ativamente pelos Direitos Civis dos negros nos EUA. King tomou como exemplo outro líder, Mahatma Gandhi, e pedia o fim da segregação racial por meio de palavras e movimentos pacifistas. Em 1963, 200.000 pessoas marcharam ao seu lado e com essa passeata foi declarada a Lei dos Direitos Civis e a Lei do Direito de Voto.
4. Jesus Cristo
Jesus Cristo foi um líder religioso que, segundo a história, foi perseguido desde o seu nascimento pelo rei, já que ele era considerado por muitos o Messias que estavam aguardando.
Na sua infância, um fato que ficou marcado foi quando seus pais o encontraram, com apenas 12 anos, discutindo teologia com grandes sábios da época.
Já com 30 anos, Jesus começou a oratória em público, falando sobre religião e interferindo nas vendas de mercadores que montavam as suas barracas na frente do templo. Ele começou a ganhar as multidões com as suas palavras de amor e fé. Suas doutrinas são seguidas até os dias de hoje.
5. Napoleão Bonaparte
Esse grande líder político e militar é considerado um dos maiores estrategistas da história. Napoleão assumiu o poder na França por meio de um golpe de Estado e promoveu uma campanha expansionista com a qual conquistou praticamente todo o território europeu no início do século XIX.
Admirado pelos seus soldados e pelo povo francês, Napoleão era notório pela sua capacidade de reconhecer talentos e habilidades: parte do sucesso de sua cruzada pela Europa aconteceu porque ele conhecia muito bem seus subordinados e seus perfis, o que fez com que ele conseguisse direcionar a pessoa certa para cada cargo dentro de seu exército.
Além disso, outra marca histórica que Napoleão deixou foi a elaboração do “Código Napoleônico”, uma reforma que ele instituiu na legislação e que, posteriormente, influenciou a criação de leis em vários outros países.
6. Madre Teresa de Calcutá
Religiosa, missionária e fundadora de uma congregação católica chamada “Missionárias da Caridade” — que está presente em mais de 133 países e conta com cerca de 4500 membros —, Madre Teresa de Calcutá é um exemplo de determinação.
Seu objetivo era ajudar os pobres e enfermos, porém, Madre Teresa não se contentou com o pouco que recebia de ajuda humanitária e percebeu que teria que trabalhar duro para conseguir disseminar seu trabalho. Levou 20 anos para conseguir a autorização da Igreja para criar sua ordem religiosa. Nesse meio tempo, negociou também com empresas privadas em busca de apoio para seus projetos.
Assim, Madre Teresa é uma líder que nos ensina que mesmo que um projeto seja simples e nobre, ele exigirá esforço e planejamento. Ademais, ela é a prova de que é preciso inovar e pensar em novas maneiras para se atingir metas, sem copiar fórmulas batidas do mercado.
7. Margaret Thatcher
Primeira-ministra do Reino Unido por três mandatos consecutivos, Thatcher era dona de ideias fortes, que ela defendia com convicção. Por isso, era conhecida também como a “Dama de Ferro”.
Margaret possuía uma concepção clara para o futuro da Grã-Bretanha, que era o investimento na economia. Especialistas confirmam que o êxito econômico da ilha permanece até os dias atuais por conta de decisões tomadas por ela no passado.
Por ter uma personalidade forte, ela recebeu também muitas críticas e ganhou inimigos. Contudo, como uma líder, Margaret nos lembra de que nem todo líder agrada a todos e, muitas vezes, é preciso batalhar por aquilo em que se acredita.
8. Franklin Roosevelt
Roosevelt foi o único presidente norte-americano a ser eleito por quatro mandatos. Todavia, durante seu governo, ele precisou ter destreza para contornar muitos desafios: a Grande Depressão dos anos 30 — também conhecida como Crise de 1929, um período de intensa recessão econômica que levou grande parte da população à extrema pobreza — e a Segunda Guerra Mundial.
Mesmo diante de um cenário complexo, Roosevelt adotou uma série de medidas sociais e econômicas para recompor o país, levando os Estados Unidos a assumirem, posteriormente, o papel de potência mundial.
O presidente democrata é considerado, até hoje, como um dos melhores presidentes que os Estados Unidos já tiveram. Seus projetos sociais e programas assistenciais moldaram o pensamento liberal americano. Em sua liderança, Roosevelt aniquilou a desigualdade social, reduziu expressivamente o desemprego, investiu na indústria e na tecnologia e, assim, salvou a economia do país.
Gostou de saber um pouco mais sobre esses grandes líderes da história? Agora que você já está inspirado veja também como a inteligência emocional pode te ajudar a ser um grande líder!
Aqui é a Sofia Martins, gostei muito do seu artigo tem
muito conteúdo de valor, parabéns nota 10.
Visite meu site lá tem muito conteúdo, que vai lhe ajudar.