Muito tem se falado sobre inteligência emocional, mas o que isso significa exatamente? Estudiosos a definem como a habilidade de conhecer a si próprio e ser capaz de administrar seus sentimentos, lidar com as emoções alheias e colocar-se no lugar do outro.

Para isso, é preciso investir em autoconhecimento — que é a base para o aprendizado do domínio próprio. A partir do momento que entendemos nossas emoções, nos tornamos aptos a administrá-las nos relacionamentos cotidianos, com familiares, amigos, cônjuges e no ambiente de trabalho.

Atualmente, esse talento tem sido extremamente valorizado nos ambientes corporativos como fator determinante para o sucesso no trabalho. Neste post, abordaremos a importância da inteligência emocional como ferramenta para uma vida melhor.

 
Inteligência emocional como fator de sucesso

Hoje se sabe que o sucesso de uma forma geral está muito mais relacionado à competência comportamental que à habilidade técnica. Essa última é facilmente adquirida por meio de cursos de capacitação, técnicos e de nível superior.

As habilidades comportamentais são mais complexas, uma vez que envolvem questões de raiz psicológica e emocional, muitas vezes, difíceis de administrar. Porém, são passíveis de aprendizado.

A consciência da necessidade de controle emocional se tornou pauta constante no dia a dia das pessoas. Nas redes sociais é muito comum encontrar cursos oferecendo métodos das mais variadas tendências, todos voltados ao aprendizado do gerenciamento emocional. 

Assim, compreender o que se passa no seu íntimo é o primeiro passo para começar a controlar suas emoções, fazendo uso mais eficiente do seu lado racional e governando sua vida.

Para tanto, é importante desenvolver habilidades essenciais, como:

  • autocontrole: saber conter a impulsividade e adiar a satisfação;
  • resiliência: resistir às pressões e superar dificuldades;
  • automotivação — agir por conta própria e no momento adequado.

Essas são características básicas para desenvolver equilíbrio dentre de si mesmo e nas relações com outras pessoas, expressando seus sentimentos corretamente.

Inteligência emocional no trabalho

Toda empresa é composta por pessoas completamente distintas entre si. Os conflitos surgem a todo tempo. Por isso, é indispensável a preocupação em alinhar a equipe de forma equilibrada.

No ambiente de trabalho a presença da inteligência emocional é quesito indispensável para o planejamento das atividades corporativas. Fazer uso dessa habilidade ajuda a promover transformações impactantes nas empresas.

O exercício de liderança, gestão e organização no trabalho se tornam muito mais eficientes quando as pessoas envolvidas conseguem interagir de forma positiva, controlada e empática. O resultado costuma refletir em uma performance muito mais efetiva das tarefas diárias, além de um entrosamento melhor entre colegas. 

Nesse ponto, é interessante destacar a função desempenhada pelo líder da equipe, que terá em suas mãos a missão de gerenciar essas questões com sabedoria.

Influência do líder na equipe

papel do líder no ambiente de trabalho é fundamental para o bom desempenho da equipe no sentido de atingir um bem comum. Toda liderança traz em si a responsabilidade de influenciar seus liderados.

Um bom líder deve conhecer sua equipe, saber ouvir e falar, receber e transmitir ideias, se comunicar bem com seus subordinados e cultivar a empatia sempre.

Só assim ele será capaz de lidar com aspectos de envolvimento em equipe, motivação, dinâmica de grupo e as relações interpessoais. Dessa forma, sua autoridade será exercida discretamente.

A liderança não se resume a simplesmente tomar decisões. É preciso balancear todos os lados da questão para tomar a atitude correta. Isso afeta toda a equipe e, em última instância, a empresa como um todo.

Por isso, a boa influência da liderança é capaz de trazer resultados grandiosos, assim como uma má gestão pode gerar efeitos catastróficos. É nesse ponto que a inteligência emocional exerce seu papel determinante.

Saber gerir as próprias emoções, influenciando as pessoas positivamente fazem de um líder competente, com seguidores motivados, a combinação ideal para construir uma cultura empresarial saudável e de sucesso.

Como anda o nível de inteligência emocional no seu ambiente de trabalho? Gostou do post? Aproveite para compartilhar com seus amigos nas redes sociais!

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