Saber dar os passos certos para chegar a um cargo de liderança exige organização e estratégia. Por isso, um bom planejamento de carreira profissional pode te ajudar a alcançar seus objetivos de maneira eficaz e metódica.
Se você já está em um cargo de gestão mas ainda encontra dificuldades para lidar com sua equipe e extrair os melhores resultados dela, conheça as vantagens de planejar sua carreira para superar esses obstáculos.
Desafios como criar legitimidade como líder, aumentar as vendas e conciliar os compromissos pessoais e profissionais, são bastante recorrentes. As dicas a seguir vão te ajudar a solucionar esse problemas. Confira!
Afinal, o que é planejamento de carreira profissional?
Todo objetivo possui um caminho a ser trilhado para ser alcançado. Nem sempre é fácil se ater aos passos necessários para chegar aonde quer e é por essa razão que o planejamento de carreira se torna uma ferramenta essencial de apoio.
Para planejar é necessário tirar sua preocupações e ambições da cabeça e documentá-las. Você pode criar planilhas, organogramas ou mesmo escrever objetivos em tópicos que te ajudem a ter maior clareza. Desenvolva da forma que melhor te atender.
Alguns princípios básicos do planejamento de carreira são:
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documente aquilo que quer e o que precisa fazer para chegar lá;
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divida seus objetivos em etapas, defina prazos e metas para cumpri-las;
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estipule prazos realistas para evitar frustrações desnecessárias;
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sem compromisso, não há resultado. Seja aplicado!
Por que devo planejar minha carreira?
O dia a dia de um gestor costuma ser extremamente atribulado, e se não tiver cuidado, pode ver seu rendimento e de sua equipe cair em meio a tantas tarefas.
O acúmulo de compromissos também pode afetar sua vida pessoal seja pelo estresse e falta de tempo. Mais uma vez, o planejamento de carreira entra como diferencial para resolver esses entraves.
Saber diferenciar as próprias responsabilidades daqueles que estão sob sua gerência é uma das metas que devem entrar em seus planos.
Um bom líder sabe delegar tarefas e identificar quais delas pode ser mais bem executadas por seus membros. Tenha claro qual o seu papel e ficará mais fácil para os demais compreendem suas funções.
Esteja à frente: atualize-se!
Profissionais dos mais diversos níveis tem buscado se aprimorar e melhorar seus currículos. Como gestor, é essencial que você inspire confiança com os seus conhecimentos e a forma como são aplicados. Por isso, não se acomode e busque se atualizar por meio de especializações na sua área.
Planejar sua carreira te ajudará a encontrar o tempo e os recursos necessários para conciliar trabalho e estudos. Você deverá incluir planejamento financeiro, pesquisa sobre os cursos disponíveis e o tempo estimado para alcançar esse objetivo. Organize-se!
Planejar para valorizar
É importante cobrar-se e avaliar se os passos determinados estão sendo cumpridos. Porém, refletir sobre as ações é tão importante quanto.
Existem alguns direcionamentos que podem te ajudar a encontrar o meio termo entre a cobrança e reconhecimento do trabalho bem executado. Alguns deles são:
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faça revisões periódicas do seu planejamento de carreira;
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confira o que já foi cumprido e o que ainda merece sua atenção;
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reconheça o sucesso obtido nas tarefas da sua equipe;
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valorize-se e celebre os bons resultados junto de seus colaboradores.
Todo profissional quer reconhecimento, por isso, é essencial que você saiba valorizar o trabalho em conjunto. Assim, o ambiente de trabalho torna-se mais saudável e produtivo e ao final, você, sua equipe e a empresa sairão fortalecidos dessa experiência.
Se ficou mais claro para você como ter uma vida mais assertiva e organizada por meio de um bom planejamento de carreira profissional, não deixe de compartilhar nosso artigo nas redes sociais!