Sucesso é um desejo da maioria dos seres humanos, se não o for da totalidade. E sucesso é um conceito individual, ou pelo menos deveria ser, pois o sucesso de alguém não é, necessariamente, o mesmo modelo de sucesso do outro.

Vários fatores colaboram na busca de ser bem-sucedido, seja na vida, na profissão ou qualquer outro campo. Muitos desses fatores já foram escritos em artigos escritos por vários autores, inclusive eu, porém, como acredito que um tanque não se enche de água, mesmo com a torneira aberta, se o ralo não estiver tampado, quero apresentar aqui alguns hábitos que te atrapalham de conseguir o almejado sucesso. São eles:

1 Procrastinação

O péssimo hábito de sempre deixar tudo para depois, empurrar com a barriga não só atrasa seu sonho, como atrapalha a jornada de sucesso até conquistar a meta ou objetivo. Não realizar uma tarefa gera a sensação de incapacidade, o que se transforma em um ciclo vicioso de frustrações e não realizações.

Quando você faz agora o que deve ser feito, por menor que seja a tarefa, gera uma sensação de realização, uma das responsáveis por produzir dopamina (substância química ligada à motivação e realização).

A procrastinação acontece também em pequenos hábitos, como a utilização da função “soneca” para acordar. Adiar o seu despertar é adiar seu senso de realização e seu comprometimento com aquilo que deseja alcançar.

2 Indisciplina

Costumo dizer que não existe indisciplina, e sim disciplina boa e ruim, mas é apenas uma forma conceitual que eu tenho e acredito. Para consumir bebidas alcoólicas diariamente é preciso disciplina, e para se exercitar diariamente também é preciso disciplina. Gastar dinheiro com prazeres imediatos exige disciplina, investir no seu desenvolvimento também exige disciplina. Os resultados dirão qual disciplina vale a pena cultivar.

Diante disso, a indisciplina se caracteriza como o mau uso da disciplina que você já possui. Com certeza os resultados dessa indisciplina não serão os esperados como provas de sucesso.

O segredo aqui é mudar os holofotes para onde você está concentrando seus esforços, sua rotina, seus hábitos e seu foco.

3 Dar desculpas

Não assumir responsabilidades, se posicionar como vítima e sempre colocar em fatores externos as causas dos seus problemas e insucessos é um hábito inibidor, quase excludente de um sucesso duradouro.

Uma das características mais marcantes nas pessoas de sucesso é a auto responsabilidade! Ser o senhor de sua vida, como diria Hamlet, é fator primordial para ser bem-sucedido em qualquer situação. É assumir os riscos e aprender com os erros. Os resultados advindos do poder da auto responsabilidade são gigantes e tirar o hábito de dar desculpas para tudo o que ocorre é o primeiro passo.

4 Medo de mudança

Nosso cérebro não é amigo da mudança. Por ser o músculo que mais consome energia, ele prefere andar na zona de conforto do que se cansar mais. Ele ativa o modo sobrevivência para paralisar aquele que se permite mudar.

Porém mudar é evoluir e o sucesso está diretamente ligado à evolução. Aquele que não se atreve a mudar fica velho antes de se tornar sábio. A mudança se faz necessária para alcançar patamares mais elevados, mesmo que para isso as dores da mudança sejam inevitáveis.

Pense na lagarta e na borboleta! Para deixar de rastejar e poder voar e encantar o mundo, é preciso a dor da transformação.

5 Falta de visão

Não saber onde quer chegar é o mesmo que ser um expectador da própria vida e não um agente ativo, o ator principal. Posso pegar qualquer estrada se eu não sei qual o destino da minha jornada.

Quando seu objetivo está claro dentro da sua visão curto, médio e longo prazo, e as mesmas estão alinhadas, o caminho se torna mais claro, fica mais fácil planejar seus passos, ajustar as rotas equivocadas e executar o que precisa ser feito.

Só se chega em algum lugar se você sabe exatamente onde quer chegar.

6 Falta de foco

Ter foco não significa de você deve fazer uma única coisa, mas sim fazer o que precisa ser feito para alcançar o seu objetivo, de forma organizada, estruturada e obstinada. É não permitir que as distrações que o mundo te oferece te desviem do caminho traçado e planejado para que você alcance o seu merecido sucesso.

Acredite: o maior vilão do foco são as redes sociais. Se mal utilizadas, ela roubam a sua moeda mais preciosa, que é o tempo. Como o tempo é igual a todos, quem melhor o utiliza, sai na frente.

Terminar o que começou, planejar o ato seguinte, rever os erros cometidos e seguir em frente! Isso sim são elementos que te permitem focar no necessário.

7 Não se capacitar

O aprendizado e desenvolvimento contínuo é essencial para quem quer chegar ao topo e por ali permanecer. Praticar a neuroplasticidade (ato de aumentar a capacidade do cérebro) de forma constante e progressiva é fundamental para o seu sucesso.

Quanto tempo e recursos financeiros você tem dedicado ao seu desenvolvimento? Quanto do que você aprendeu você coloca em prática, diariamente, a fim de que se torne um bom hábito?

A educação continuada é um hábito dos vencedores. Se não a pratica ainda, comece já! Imediatamente! Quanto mais sábio você se torna, mais autoconfiante você fica, mais você realiza e mais resultados alcança.

 

Agora que você já sabe o que pode te levar na direção oposta ao sucesso, avalie como anda seu comportamento frente a esses hábitos e se for o caso, mude a direção. Se você já conseguiu eliminar esses hábitos, reforce os bons hábitos que possui que seu sucesso será uma questão de quando alcançar e não se irá alcançar.

 

Você pode aprender outros fatores inibidores do sucesso lendo o artigo: CONHEÇA 7 FATORES PREJUDICIAIS AO SUCESSO.

Share This