Você ocupa alguma posição de liderança na organização em que trabalha? Sabe o que é alinhamento estratégico e qual é a sua importância nas empresas?

Não é tão raro que a estratégia global e os objetivos a longo prazo acabem se perdendo em meio à urgência das metas de curto prazo. Entretanto, um alinhamento entre as visões de curto e longo prazo pode ajudá-lo a tornar sua equipe mais motivada e trazer mais resultados positivos para a organização.

Se você quer saber mais sobre a importância do alinhamento estratégico e como ele pode melhorar a performance da sua equipe, não perca este artigo que preparamos para você!

O que é a visão da empresa?

O conceito de “visão” da empresa é fundamental, pois é ele que norteia todo o planejamento estratégico da organização. Mas, você sabe exatamente o que ele significa?

A visão faz parte da identidade da empresa e pode ser definida como um horizonte a ser perseguido e alcançado. É, em outras palavras, uma espécie de propósito ou sonho que a organização gostaria de transformar em realidade. Além disso, costuma ser definida em poucas palavras e de forma genérica.

A visão impulsiona a organização para o futuro e serve de inspiração e motivação para todas as pessoas envolvidas na empresa, ou seja, é algo que deve estar bem estabelecido e disseminado entre todos os colaboradores — e os líderes de cada equipe têm um papel fundamental nessa disseminação.

Por que os objetivos devem estar alinhados à visão da empresa?

A visão traz a definição das aspirações da empresa, mas sem detalhar ou especificar como alcançá-las. Esse detalhamento do “como fazer” é estabelecido no planejamento estratégico.

Esse planejamento é composto pelos objetivos e pelas respectivas metas para alcançá-los. Existem metas e objetivos a longo prazo e a curto prazo, e ambos precisam estar alinhados à visão da organização.

Os objetivos a curto prazo são fundamentais, pois trazem resultados rápidos que são recompensadores para os empregados. Mas, sem uma visão de futuro ou de um ponto onde se quer chegar, esses resultados perdem a consistência e a sensação é a de estar andando em círculos, o que é desmotivador.

Além disso, se as equipes preocupam-se apenas com suas metas semanais ou mensais sem conhecer a estratégia global da organização, corre-se o risco de se fazer um trabalho pouco relevante ou até mesmo contraditório em relação ao processo como um todo.

Disseminar a visão da empresa e fazer com que todos caminhem na mesma direção é o primeiro passo para tornar os trabalhadores engajados e motivados, o que traz resultados positivos tanto para a empresa quanto para os próprios empregados — que passam a enxergar um sentido e um valor em seu trabalho.

Qual é a importância do alinhamento estratégico?

Todos os objetivos, de curto e longo prazo, devem estar alinhados à visão da empresa e trabalhar na sua direção. Mas, além disso, também é importante que esses objetivos estejam alinhados entre si, ou seja, é preciso estabelecer uma continuidade estratégica entre todos os segmentos da empresa.

Sem esse alinhamento, há o perigo de que cada equipe, ou cada colaborador, trabalhe seguindo objetivos e metas independentes, sem conexão com o todo. Isso significa que podem acabar existindo, dentro da mesma empresa, processos e iniciativas contrárias entre si ou que não se complementam.

Os objetivos e metas de cada segmento precisam ser coerentes entre si, e cada funcionário deve saber qual é a importância de seu trabalho dentro da estratégia global da organização. Além disso, esses objetivos devem ser condizentes com a realidade e flexíveis, ou seja, passíveis de ajustes.

Disseminar a visão da empresa entre as equipes é fundamental para que todos trabalhem na mesma direção. Além disso, entender as metas de curto prazo como componentes de uma estratégia que visa alcançar objetivos de longo prazo é essencial para trabalhar com motivação e conquistar resultados consistentes.

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