Trabalhar para receber um salário no final do mês já não é mais suficiente para garantir a satisfação profissional das pessoas. Manter a motivação de equipe dentro da empresa exige uma dose de entusiasmo nas tarefas executadas. Afinal, é no ambiente de trabalho que as pessoas passam a maior parte do dia.

É fácil identificar a desmotivação dos colaboradores na falta de energia para concluir as atividades, atrasos, reclamações recorrentes, preocupação com o horário de saída e muitos outros problemas que costumam minar o rendimento.

Outros pontos negativos se originam da insatisfação com o trabalho — stress, insônia, impaciência, além de problemas pessoais resultantes das questões profissionais mal resolvidas. A consequência desse quadro pode ser a queda do sucesso da empresa.

Felizmente, existem formas eficientes de resolver todo esse mal-estar e envolver a equipe com estratégias motivacionais para o bem de todos na empresa. Confira!

A importância de um propósito para a motivação de equipe

É importante que toda liderança tenha consciência do seu papel perante a equipe, cobrando e delegando funções de forma exemplar e inspirada.

Ao contratar, é indispensável que o gestor esclareça a equipe acerca dos valores e missão da companhia, bem como do papel que irão desempenhar. As conversas individuais são muito produtivas para entender as motivações de cada um. 

Demonstrar a importância de sua função dentro da organização são atitudes positivas. Os funcionários se sentirão valorizados e encorajados a se engajarem aos seus empregos e objetivos da empresa.

O valor dos feedbacks positivos para a autoestima

A maior queixa presente nos ambientes de trabalho é a falta de reconhecimento por parte dos líderes. Nesses casos, as críticas negativas aos resultados insatisfatórios tendem a ser constantes, enquanto os elogios pelo bom desempenho são raros ou inexistentes.

Esse problema é um dos grandes vilões da motivação. Mas como solucionar isso? Adotando a medida mais simples e eficaz: reconhecer o bom trabalho dos liderados.

O reconhecimento é um dos pilares da motivação e isso pode ser empregado por meio de retornos positivos em uma avaliação, por exemplo.

Outra ação eficaz é convidar o profissional para participar da apresentação de um projeto que ele desenvolveu. Esses e vários outros gestos constituem os almejados feedbacks positivos.

É importante dar maior ênfase aos acertos que aos erros. O objetivo do feedback é impulsionar o profissional a realizar mais tarefas positivas. Nesse sentido, não vale a pena destacar pontos negativos se esses não acrescentarem nada à boa performance do funcionário.  

As ferramentas adequadas para realizar o trabalho

É fundamental disponibilizar as ferramentas corretas para um bom desempenho da equipe no trabalho. Treinamentos esporádicos, materiais mais atualizados como smartphones, impressoras e outros itens precisam ser renovados.

O constante aperfeiçoamento desses materiais auxilia no fortalecimento da confiança dos funcionários de uma organização. Eles passam a se sentir munidos do instrumental necessário para realizar suas tarefas com mais produtividade.   

A influência positiva dos incentivos

A equipe de trabalho certamente se sentirá mais motivada se tiver um incentivo, que pode se apresentar na forma de quotas, comissões, participação dos lucros e outros.

É uma iniciativa interessante não apenas para os funcionários, mas para toda a empresa. Uma boa recompensa por um trabalho excepcional é um dos melhores estímulos que existe. Dessa forma, todos saem ganhando e os liderados se sentem valorizados e úteis.

Vivemos tempos de competição acirrada no mercado, porém, é fundamental estar atento para a motivação da equipe. Saber direcionar os funcionários da organização para que eles explorem o máximo de seus talentos requer investimento em tempo e boa vontade dos líderes.

Como está o seu nível de motivação de equipe no seu trabalho? Este post ajudou a conhecer melhor o assunto? Saiba agora como melhorar os resultados da sua equipe comercial!

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