As metas funcionam com uma bússola na gestão de pessoas e equipes: alinhando e sintonizando os funcionários com os objetivos desejados pela empresa. Assim, saber como fazer um planejamento delas é um passo indispensável para qualquer negócio.

Para obter sucesso na definição das metas, é importante adotar o padrão de meta SMART.

Essa expressão, além de remeter ao conceito de “inteligente” em inglês, também é um acrônimo de quatro outras palavras, são elas: specific, measurable, attainable, relevant e time based. Em português: específico, mensurável, alcançável, relevante e temporal.

Sabemos da importância desse assunto e então decidimos criar um post especialmente para você. Continue lendo e veja como obter sucesso em um planejamento de metas. Boa leitura!

Metas e objetivos: entenda de uma vez por todas a diferença

É muito comum usar os conceitos de meta e objetivo como sinônimos, porém é importante entender que são coisas bem diferentes em dois principais pontos: o prazo e a especificidade.

O conceito de objetivo é algo mais amplo e sempre envolve um prazo de média ou longa duração. Imagine uma indústria que deseja ser a maior do seu mercado ou uma loja que almeje ser a predileta dos seus consumidores. São exemplos de objetivos.

Por outro lado, as metas são mais específicas e de curto prazo. A realidade é que muitas vezes elas funcionam como um passo a passo para o alcance dos objetivos desejados pela empresa. Além disso, são mais realistas e alcançáveis pelas equipes.

Assim, se o objetivo de uma indústria é ser a maior do seu segmento, as metas devem levar em consideração o prazo necessário, a forma como os resultados serão mensurados e a sua importância para o crescimento do negócio.

Meta SMART: como criar uma com sucesso

Toda e qualquer meta pode ser criada obedecendo ao padrão SMART. Para isso, é importante levar em consideração cinco características. Entenda agora cada uma delas:

Specific (Específico)

Uma meta específica é aquela clara o suficiente para que todos os funcionáriosentendam. Logo, é importante explicar com o máximo de detalhes possível o que se deseja alcançar. Caso isso não aconteça, os funcionários podem ficar perdidos e deixar de agir.

Measurable (Mensurável)

Toda meta também deve ser expressa em números, assim fica mais fácil saber se os resultados estão sendo realmente alcançados. Para isso, é importante definir valores, percentuais ou indicadores-chave de desempenho na definição da meta.

Attainable (Alcançável)

Metas inalcançáveis logo desmotivam os funcionários e deixam de produzir o efeito desejado. Assim, é importante que as metas sejam realistas e produzidas com base em dados reais sobre o negócio. Não defina valores ou prazos impossíveis, nunca.

Relevant (Relevante)

Outra coisa indispensável é a relevância. Toda meta deve ser relevante para o crescimento do negócio e alcance dos objetivos. Se não for assim, então é melhor que ela não seja criada. Nunca defina metas excessivamente simples. Importante, também, mostrar a relevância pessoal do colaborador. 

Time Based (Temporal)

Toda meta deve ter um prazo bem definido, semanal, quinzenal ou mensal. Caso o prazo seja muito longo ou nem mesmo seja citado, é possível que a meta seja esquecida pela equipe e não alcance os resultados desejados.

Esses são os principais pontos para o planejamento de metas inteligentes e realistas. Um bom profissional pode ajudar sua empresa a criar metas que realmente vão fazer diferença na administração do seu negócio.

Agora que já sabe como criar uma meta SMART, aproveite para assinar nossa newsletter. Assim vai receber novos conteúdos regularmente em seu e-mail.

Share This