Muitos sonham com um cargo importante. Mas nem todos lembram que, para se tornar um bom gestor, é preciso ser um bom líder. Será que você tem as qualidades certas para isso?

Vamos, aqui, trabalhar um pouco sobre as características essenciais que é preciso desenvolver para liderar. Topa o desafio? Vamos lá!

1. Competência

Para que um líder, de fato, inspire e comande uma equipe, ele precisa ter competência, o que é na verdade um conjunto de características: conhecimento, capacidade de execução e entrega, resiliência, entre outros.

Resumidamente, o líder precisa ser capaz de entregar resultados positivos em todos os sentidos. Ele precisa conhecer processos, rotina de colaboradores, necessidades e objetivos da empresa. Ele precisa ser e estar sempre preparado.

2. Inteligência emocional

As atividades desempenhadas nas empresas envolvem altos e baixos. O líder precisa ter inteligência emocional para lidar com pressão, cobranças, críticas, entre outras situações que possam surgir. Ele não pode reagir de forma passional, deve ser sensato e justo nas decisões.

É aqui que entra a inteligência emocional — habilidade de lidar com adversidades sem perder o controle das situações ou de si mesmo. Essa é essencial para preservar relacionamentos e resultados.

3. Comunicação

Problemas de comunicação geram problemas de fluidez nos projetos. Mal-entendidos, ordens que não são repassadas, objetivos comunicados erroneamente, tudo pode comprometer os resultados que a equipe busca.

O líder deve saber se comunicar e facilitar a comunicação de toda a equipe. Ele deve estar aberto a ouvir, garantir que todos tenham todas as informações de que precisam e ser transparente sempre, especialmente em problemas na empresa.

4. Relacionamento 

É comum, no ambiente de trabalho, que nos deparemos com comportamentos inadequados. Um bom líder não pode deixar que as intempéries das relações interpessoais atrapalhem o andamento dos projetos.

Ele precisa ser conciliador: às vezes, é preciso lidar com pessoas difíceis e cabe a ele atuar de forma diplomática.

Ao mesmo tempo, o bom líder precisa conhecer o valor de bons relacionamentos profissionais e trabalhar para mantê-los. Bons relacionamentos não apenas aumentam a motivação e o senso de equipe, mas também ajudam em momentos de dificuldade, como feedbacks negativos. 

5. Organização

Para conduzir uma equipe, especialmente com centenas de projetos todos os dias, é imprescindível ter a habilidade de organização. Se o líder se perde, a equipe se perde também. Ele precisa estar a par de objetivos, metas, resultados, cronogramas, prazos, recursos.

Por isso, a organização é outra habilidade que deve ser desenvolvida. Ela garante a fluidez das atividades de toda a equipe e transmite segurança a todos.

6. Comprometimento

O bom líder também lidera pelo exemplo; por isso, deve ser a pessoa mais comprometida, a primeira a assumir o comando e a fazer o necessário para alcançar os resultados.

O comprometimento, quando vem da liderança, inspira e motiva a equipe. Auxiliar alguém que mostra paixão, responsabilidade e vontade de trabalhar é muito diferente de estar na equipe de alguém que não se importa com os resultados ou bem-estar dos colaboradores.

 

Bom líder é indispensável

O bom é que todas essas características, assim como a liderança, sempre podem ser desenvolvidas. Seja pela formação, pela prática ou em treinamentos. Ao buscar conhecimentos e  a ajuda de profissionais especializados, como um Coach, para ser um bom líder, você estará se preparando, também, para ser indispensável!

Quer receber mais dicas como essas? Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades!

Share This