Profissionais dedicados, em empregos estáveis e com reais ofertas de ascensão, sempre se perguntam: como direcionar a carreira para alcançar cargos de liderança?

Se você é gerente de uma empresa ou está a caminho de atingir um cargo de liderança, precisa antes estar atento a algumas questões que apontaremos neste artigo.

Além disso, sabemos que problemas como equipe desmotivada e legitimidade na hora de direcionar um time tiram o sono de qualquer líder. Por isso, também daremos dicas de como solucionar esses desafios para ter uma vida pessoal menos estressante e mais equilibrada. Acompanhe!

1. É preciso esperar cargos de liderança para se aprimorar?

Quando o assunto é subir de cargo e assumir a liderança em uma empresa, muitos pensam que devem aguardar o cargo de chefia para mudar seu comportamento.

Na verdade, você deve se preparar desde já para que esteja apto a assumir posições de maior responsabilidade. Separamos aqui algumas perguntas que te ajudarão a identificar se você tem comportado como um líder:

  • Seus colegas te consultam quando têm dúvidas no trabalho?
  • Você tem sido proativo e inspirado os demais com as suas atitudes?
  • Você sabe qual a política da empresa e o que ela espera de um líder?
  • Está aberto a mudanças e adaptações aos novos desafios?

Existem muitas outras questões que você pode se perguntar e que te ajudarão a identificar seus pontos fortes e tudo aquilo que precisa ser melhorado. Não tenha medo de se atualizar e siga em frente!

2. Mas quais características são fundamentais?

Alguns traços de personalidade contribuem bastante para o sucesso de um líder, como carisma, empatia e capacidade de resolver conflitos. 

Se você julga que não possui essas qualidades, não há motivo para desespero! Nada que foco, objetivo e persistência não resolvam. Por isso, atenção aos pontos que destacamos a seguir e mãos à obra!

Flexibilidade

Não é possível desenvolver sua capacidade de resolver diferenças e conflitos dentro da equipe sem trabalhar sua flexibilidade. Não seja intransigente e esteja disposto a ouvir quais problemas têm surgido para que possa resolvê-los da melhor maneira.

Ser flexível não tem nada a ver com frouxidão. Como líder, você saberá julgar o que vale a pena ser levado em consideração e o que serve apenas para desmotivar a equipe.

Criatividade

Ao assumir um cargo de liderança, você certamente será desafiado por problemas que até então pareciam inéditos. Não pense que apenas seu conhecimento teórico e profissional será o suficiente. Por isso, prepare-se para lidar com o novo e criar soluções.

Conhecimento

Conheça sua equipe. Nenhum profissional quer ser tratado apenas como um número dentro de uma empresa. Reconheça o melhor que cada um pode oferecer e produza o máximo a partir das características de cada um.

3. Como conciliar trabalho e vida pessoal? 

Cargos de liderança certamente exigem nervos de aço para lidar com diferentes pessoas, opiniões e constantes desafios do mundo do trabalho. Portanto, quanto mais organizada sua vida profissional estiver, mais facilmente você encontrará tempo e qualidade para sua vida pessoal.

Veja alguns pontos que podem te ajudar:

  • Organize seu tempo: use e abuse de tabelas e cronogramas;
  • Comprometa-se com o tempo dedicado às suas metas;
  • Invista em autoconhecimento e encontre propósito no seu trabalho;
  • Lembre-se de que não existe trabalho de qualidade sem momentos de descanso.

Sabendo de antemão em quais horários você estará trabalhando ou se dedicando a algum hobby que te ajude a relaxar e ter momentos de prazer, sua mente ficará livre do estresse de estar constantemente preocupada com trabalho. Pense nisso! 

E então, você se identificou com as questões colocadas neste post? Não deixe de comentar para que possamos te ajudar a alcançar cargos de liderança!

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