Cazuza, dono de uma irreverência e uma rebeldia ímpar nos deixou um legado musical que, mesmo sendo escrito na década de 1980, é bastante atual. tal legado nos traz lições que devemos aplicar em nossa vida e em nossa carreira profissional.
Estudar sua obra foi um prazer e buscar tais lições para compartilhar com você foi um aprendizado enorme.
Como Coach e estudioso do comportamento humano, escolhi trechos de 10 músicas para mostra a riqueza da obra e seus ensinamentos.

 

1 – O TEMPO NÃO PARA

Muitos ensinamentos podem ser retirados dos trechos desse clássico escrito por Cazuza. Abaixo os trechos e as lições:

“Mas se você achar que eu tô derrotado, saiba que ainda estão rolando os dados. Porque o tempo, o tempo não para”!

Quem tem objetivo não pode parar. Mesmo que para alguns a derrota pareça ser o resultado, para aqueles que quem vencer, basta seguir o relógio, sacudir a poeira e continuar sempre na busca.

“Eu vejo o futuro repetir o passado”…

Esse grito de urgência é um alerta para todos nós. A maioria das pessoas continua presa a padrões passados que não produzem mais resultados. É preciso quebrar paradigmas e ser criativo na busca do novo.

 

2 – TODO AMOR QUE HOUVER NESSA VIDA

Analisando essa letra, em uma pequena frase eu consegui retirar o trecho que pode te ensinar muito do comportamento das pessoas bem sucedidas.

“Transformar o tédio em melodia”.

Situações ruins acontecem todos os dias, com todas as pessoas. Mas não é a situação que determina o seu rumo, e sim a sua reação a esta situação. É preciso fazer disso um aprendizado e um impulso para a sua caminhada, e não um buraco para se esconder.

 

3 – CODINOME BEIJA-FLOR

A sutileza dessa letra não combina com a força da lição que eu extraí de um trecho dessa música.

“Você sonhava acordada, um jeito de não sentir dor”.

Algumas pessoas se paralisam pelo medo da dor. Sonham acordadas e nunca partem para a ação. Doer faz parte! Aprender com a dor, não se esconder e seguir em frente, eis a lição!

 

4 – IDEOLOGIA

Essa letra é muito rica e apena uma mente brilhante como a de Cazuza poderia trazer essa obra para nossos ouvidos.
Separei dois trechos e minhas considerações sobre os mesmos.

“Os meus sonhos foram todos vendidos, tão barato que eu nem acredito”.

Muitas pessoas vendem seus sonhos a troco de “nada”. Negociam com a mediocridade, deixando seus sonhos para trás para viver o sonho de terceiros. Trocam sua essência pelo status. Não permita que isso aconteça! Você nasceu para viver os seus sonhos e realiza-los.

“Pois aquele garoto que ia mudar o mundo, agora assiste a tudo em cima do muro”.

Tem o mesmo sentido do trecho anterior. Nascemos com nossa essência, queremos deixar nosso legado, mas nos perdemos no meio do caminho para cumprir regras e padrões impostos. Deixamos nossa individualidade para observar a tudo em cima do muro. Desce daí e vai em busca do que realmente deseja.

 

5 – BLUES DA PIEDADE

Sinceramente, achei que teria dificuldade de buscar algum trecho para trazer os ensinamentos que me propus. Mas bastou ouvir a música que logo chegou.

“Pras pessoas de alma bem pequena, remoendo pequenos problemas, querendo sempre aquilo que não têm”.

Boa parte das pessoas não se sentem felizes pois sempre buscam se equiparar ao próximo de forma equivocada. Comparam os palcos dos outros com o seus bastidores. Querem a vida estampada no Facebook dos amigos, mas não se contentam com o que já conquistaram e utilizam disso para buscar algo mais. E muitas vezes, o que é do outro nem faz tanto sentido, mas mesmo assim serve de subterfúgio de reclamação pelo simples fato de, também, não o possuir. Passou da hora de mudar e valorizar as suas conquistas!

 

6 – O NOSSO AMOR A GENTE INVENTA

Observe este pequeno trecho tirado da letra da música aqui citada:

“O teu amor é uma mentira, que a minha vaidade quer”.

Uma grande armadilha que o ser humano cai é a sua vaidade. Algumas pessoas trabalham com algo que não gostam apenas para manter o status. Realizar ações, ter determinados tipos de comportamento, manter algumas relações apenas para alimentar a sua vaidade é um grande erro! Alimente sua alma, viva sua essência e não se prenda a nada por sua vaidade.

 

7 – O MUNDO É UM MOINHO

Essa música já faz parte da obra de Cartola, mas Cazuza emprestou o seu dom e sua voz para reproduzir a mesma, em um tom de melancolia. O trecho que trago aqui tem muito a ensinar.

“Já anuncias a hora da partida, sem saber mesmo o rumo que irás tomar”.

Partir sem rumo, e chegar a lugar algum. Para conseguir ser um realizador, um passo importante é saber aonde se quer chegar, o que se quer conquistar. Ter meta, método e disciplina de execução são fatores imprescindíveis para conquistar seus objetivos.

 

8 – VIDA LOUCA VIDA

Uma interpretação que você pode dar a esta música é de desespero e desistência. O trecho que eu separei para analisar, sim, pode dar esta impressão. Eu prefiro ver outro ângulo.

“Vida louca vida, vida breve. Já que eu não posso te levar, quero que você me leve”.

A sacada aqui e trabalhar para que o oposto aconteça. Você precisa ser o protagonista da sua vida. Ser o mestre do seu destino e capitão da sua alma. Tome as rédeas da sua vida e não deixe que a vida te leve. Vale muito mais a pena você levar a sua vida para o rumo que escolheu e planejou.

 

9 – PRO DIA NASCER FELIZ

Frejat compôs em parceria com Cazuza. Uma música, dois trechos e a mesma mensagem.

“O mundo inteiro acordar e a gente dormir”.

“Nadando contra a corrente só pra exercitar”.

Às vezes é preciso fugir do efeito manada e caminhar na direção contrária à da massa. A maior parte da população se encontra na média ou abaixo da mesma. Para chegar ao topo é preciso ir contra a corrente e modelar naqueles que já o fizeram. Requer esforço, mas o resultado é satisfatório.

 

10 – BETH BALANÇO

Filme e música. Cazuza já emprestou suas melodias a muitas obras. Separei um pequeno trecho para deixar a minha mensagem.

“Quem vem com tudo não cansa”.

Quando você faz o que ama, se dedica por inteiro. Você se entrega de corpo e alma, trabalha infinitas horas e o incrível é que você não cansa. O segredo está em colocar propósito em suas ações. Existindo propósito existe entrega e some o cansaço.

“Quem tem um sonho não dança”.

Se você tem um sonho e batalha por ele, sem desistir, até que consiga realizar, você cumpre essa “profecia” de que quem tem um sonho não dança! Sonhe e viva pelo seu sonho, senão passará seu tempo realizando o sonho de outros.

 

Estas são as 10 lições que consegui retirar da obra de Cazuza. Um artista à frente do seu tempo, com suas loucuras e rebeldias, mas que nunca desistiu de ser intenso e realizar seus sonhos.

Share This