Qual a importância do Coaching empresarial? Essa é uma pergunta que tem sido feita constantemente por gestores das empresas de todos os portes. Mas antes de avaliar sua importância, devemos entender um pouco mais o seu significado.

De tempos em tempos, novas palavras são incorporadas no nosso dia a dia. Na área da tecnologia da informação, isto é praxe e normalmente são palavras em inglês que começam a ser utilizadas. No ambiente da administração de empresas, o neologismo também tem ocorrido. Ultimamente, a palavra Coaching tem sido empregada com bastante frequência.

Neste post, explicaremos um pouco sobre o Coaching, suas diferenças em relação a outras terminologias e a sua importância para as empresas. Confira!

O que é Coaching?

A origem da palavra Coaching vem do inglês coach. Essa última palavra, nas décadas de 1960 e 1970, era muito utilizada no meio esportivo para indicar o instrutor das equipes esportivas. Sua utilização mais intensa era no futebol e foi se transformando para o termo “técnico”, que hoje em dia é largamente empregado. Assim, o Coach era a pessoa que orientava, conduzia e preparava as equipes para as competições.

O Coaching foi popularizado como uma metodologia de capacitação e desenvolvimento que consiste na utilização de diversas técnicas e ferramentas para promover conquistas pessoais. Pode ser utilizado tanto no âmbito da vida pessoal, quanto no ambiente profissional.

O objetivo desse método é retirar a pessoa de sua zona de conforto, buscando novas metas e objetivos e aperfeiçoando o seu potencial. Existe um relacionamento muito íntimo entre o executivo, ou gerente, e o Coach — esse profissional conhecerá os caminhos para ajudar a vida profissional de quem o busca.

O que NÃO é Coaching?

Há, no entanto, algumas outras técnicas que as pessoas confundem com o Coaching. Entre elas, podemos listar:

Mentoring

O mentoring é uma técnica mais diretiva. No Coaching, não há solução ou trilha já definida. Há, sim, uma ajuda para que o executivo construa o seu próprio caminho. O mentoring apresenta uma estrada que deve ser seguida.

Consultoria

A consultoria encaminha uma solução. No Coaching, a solução é percebida pelo próprio indivíduo.

Terapia

O Coaching também não é uma terapia, pois a terapia é focada no passado. Já o Coaching focaliza o futuro. Outro ponto é que, geralmente, a terapia dá mais ênfase à saúde emocional.

Treinamento

O objetivo do treinamento é aumentar a produtividade e o desempenho dos profissionais dentro das organizações. Dessa forma, seu conhecimento, experiência e habilidades serão aumentados.

Qual é a importância do Coaching empresarial?

Além dos benefícios pessoais, como um melhor autoconhecimento, autoestima e autoconfiança, o Coaching favorece a qualidade de vida e reduz o estresse.

Para as empresas, a importância está relacionada a:

  • melhoria nos relacionamentos interpessoais;
  • refinamento nas comunicações interpessoais;
  • aumento nos resultados financeiros;
  • redução de conflitos;
  • maior foco no resultado;
  • aprimoramento da arte de liderar por parte dos gestores;
  • diminuição do absenteísmo;
  • aumento da produtividade.

Agora que você já entendeu a importância do Coaching empresarial, acesse o nosso blog e saiba quando investir nessa metodologia para alcançar seus objetivos!

Share This