É comum, nos dias de hoje, nos depararmos frequentemente com o termo Coaching. Trata-se de um processo de desenvolvimento e alinhamento de capacitações, que tem como principal objetivo ajudar as pessoas a atingirem suas metas. Além dos voltados para áreas pessoais — como os Coachings de Vida e Relacionamento —, existem aqueles voltados para contextos corporativos, como o Coaching Executivo. 

Pensando nisso, no texto de hoje, vamos explicar o que é e como funciona esse tipo de Coaching, mostrando como ele pode ser vantajoso, tanto para os colaboradores quanto para as organizações. Acompanhe! 

O que é e como funciona o Coaching Executivo? 

Não é novidade alguma que o mercado de trabalho tem exigindo cada vez mais dos profissionais, sobretudo daqueles que ocupam cargos de liderança. 

Para executar essas funções, é necessário saber gerenciar equipes de colaboradores — muitas vezes, de características e experiências totalmente diversas —, trabalhar com a tomada frequente de decisões e, inclusive, representar a empresa.

Como os resultados dos executivos de alta performance interferem, de forma contínua, no sucesso e no bom funcionamento das organizações, veio a necessidade da criação de um conjunto de técnicas, ferramentas e conhecimentos para aprimorar e desenvolver a capacitação desses profissionais — e é aí que entra o Coaching Executivo. 

Com o objetivo principal de potencializar o alcance de resultados e desenvolver técnicas e competências — inclusive emocionais — indispensáveis para gestores, o Coaching Executivo consegue provocar mudanças significativas e de impacto positivo nesses profissionais, fazendo com que eles se alinhem à missão da empresa. 

Na prática, o processo trabalha de forma contínua aspectos, como: 

  • planejamento estratégico;
  • otimização das habilidades de comunicação;
  • desenvolvimento de habilidades de negociação e delegação;
  • resolução de problemas específicos;
  • aperfeiçoamento da capacidade de trabalho em equipe;
  • desenvolvimento de liderança eficaz;
  • fornecimento de feedbacks assertivos. 

Assim, ao fim do Coaching, os coachees (profissionais que participaram do processo) saberão exatamente como aproveitar suas habilidades dentro da organização, encontrando motivação para exercerem suas funções e, consequentemente, alcançando resultados cada vez melhores, tanto no âmbito pessoal quanto no corporativo. 

Para quem ele é destinado? 

Como mencionado, o Coaching Executivo é direcionado, sobretudo, a pessoas que exercem cargos de liderança, ou seja, hierarquicamente elevados. Entre eles, podemos ressaltar:

  • gestores;
  • diretores;
  • líderes;
  • líderes potenciais;
  • altos executivos;
  • empresários. 

Quais os benefícios do Coaching Executivo para a empresa? 

Como apontado, os benefícios do Coaching Executivo são gerados não só para os coachees, mas também para as empresas. Abaixo, listamos alguns dos principais: 

1. Incentivo à aprendizagem

Durante o processo de Coaching, os coachees são apresentados a aprendizados contínuos, sendo incentivados também na busca pelo autoconhecimento — o que colabora expressivamente para a retenção de conhecimentos.

Dessa forma, os desempenhos desses profissionais se mantêm sempre acima da média, sem que seja necessário enviá-los para um número massante de palestras e treinamentos corporativos. 

2. Melhor uso de talentos 

Com os conhecimentos adquiridos durante o processo, os líderes saberão aproveitar os talentos — muitos, inclusive, escondidos — da melhor maneira possível, delegando funções de acordo com as principais habilidades e características de cada um.  

3. Comprometimento com o trabalho

O Coaching Executivo trabalha diretamente com a ideia da cultura de alto desempenho, utilizando o conhecimento como principal ferramenta para que os gestores se alinhem aos objetivos da empresa e saibam utilizar aquilo que têm de melhor em suas gestões para alcançar esses resultados. 

Agora que você já conhece as principais vantagens que o Coaching Executivo pode oferecer para a equipe e também para a gestão de uma empresa, que tal trazê-lo para dentro da sua companhia? Assim, será possível perceber como as vantagens da prática contribuirão diretamente para o sucesso e o crescimento da organização! 

Se você gostou do artigo de hoje e quer entender mais sobre os benefícios do Coaching Executivo e como aproveitá-lo em sua empresa, que tal entrar em contato conosco? Teremos prazer em responder todas as suas dúvidas! 

Share This