Gerir uma equipe de vendas é muito similar à coordenação de um time de corrida de revezamento. Não se trata apenas de correr, passar o bastão ou de vender desenfreadamente, é preciso administrar a energia e ter uma sintonia com o restante da equipe, princípios amplamente trabalhados no coaching para vendas.

Um revezamento pode ser decidido em milésimos de segundo e nas vendas os detalhes também são cruciais para o sucesso nos resultados de uma boa equipe.

Se apesar dos treinamentos convencionais sua equipe de vendas ainda deixa esses detalhes passarem, entenda neste post porque o coaching para vendas pode ser a solução ideal para sua empresa!

Raio-X do coaching para vendas

Conceito

O coaching para vendas não é um treinamento básico sobre características de um produto, ferramentas de cobrança ou formas de abordagem e fechamento de negócios.

O coaching, como sua tradução do inglês define, é um acompanhamento mais refinado para que um profissional conheça suas habilidades, limitações e trabalhe no sentido de aprimorá-las e desenvolvê-las.

Principais didáticas

Existem algumas formas de aplicar o coaching e uma empresa especializada pode oferecer um diagnóstico mais eficiente, pois didáticas individualizadas ou em grupo podem trazer retornos diferentes.

Didáticas um a um podem oferecer resultados rápidos e específicos enquanto aquelas desenvolvidas em grupo podem agregar conhecimentos de trabalho em equipe, por exemplo.

Motivos para adotar o coaching para vendas

A mesma equipe de revezamento precisa definir quem serão os corredores do primeiro tiro, como será a passagem do bastão e quais corredores fecharão a série para consolidar a vitória ou buscar o resultado.

Na área de vendas estratégias também precisam ser definidas assim, preparando cada membro da equipe para colocar suas melhores habilidades em jogo e contribuir para o resultado final. Além disso, outros benefícios também podem ser identificados, tais como:

Resultados sólidos

As vendas precisam ser mais acertadas, mesmo quando negociadas em grandes volumes. Não se trata de vender muito, mas de vender bem. E isso pode ser entendido como aumentar o Costumer Lifetime Value, por exemplo.

Aumentar o Costumer Lifetime Value consiste em manter o cliente ativo em compras por mais tempo. E quanto maior for este relacionamento, mais diluído será seu custo para a empresa.

Para isto, o vendedor ofertará exatamente o que o cliente precisa, antecipará suas necessidades ao propor futuras compras e assim criará um bom relacionamento de confiança e fidelização.

Vender bem também reduz os custos operacionais do setor, pois alimentar o relacionamento com um cliente e vê-lo comprando por mais tempo é muito mais barato do que investir na aquisição de novos consumidores.

Equipe engajada

Algumas empresas lançam programas de incentivos e bonificações e acreditam que suas influências no engajamento da equipe acabam por aí. Mas engajar uma equipe vai muito além e tem resultados muito significativos. Equipes engajadas têm ciência de sua importância e buscam com satisfação melhores resultados para a empresa. 

A satisfação e o prazer em trabalhar, esses não tão pequenos detalhes, são na verdade grandes combustíveis para boas performances em vendas.

Isonomia na qualidade dos serviços

Com colaboradores em sintonia e agindo por um mesmo propósito, é natural que a forma de atuar e vender também fique uniforme.

Aos poucos, além dos aprendizados do processo de coaching, membros da equipe acabam compartilhando conhecimento, boas práticas e apoiando uns aos outros em situações adversas na rotina do setor.

Retenção de talentos

Funcionários que se sentem satisfeitos com suas funções, se identificam com os produtos vendidos e a empresa e ainda percebem que a empresa oferece oportunidade de desenvolvimento profissional tendem a permanecer por mais tempo nas equipes.

Essa retenção de talentos permite que todo valor investido em conhecimento seja aproveitado e também que o padrão de qualidade seja regular.

Quando os benefícios do coaching para vendas são colocados na equação, a conclusão é que seu investimento é pequeno perto dos resultados que ele pode trazer para a empresa.

Analise quais pontos da sua equipe de vendas precisam ser desenvolvidos e busque informações sobre como o coaching pode ajudar acompanhando a Upper Coaching nas redes sociais.

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