Todos esperam o máximo da equipe comercial, mas são poucos os que realmente tomam as medidas necessárias para que esse time melhore seus resultados. Em alguns casos, os gestores simplesmente delegam as tarefas e passam as metas diárias, se escondendo logo em seguida no escritório. Cabe aos profissionais, simplesmente, acatar às ordens. É claro que esse tipo de atitude não funciona.

No post de hoje, resolvemos trazer algumas dicas práticas para que você consiga o máximo de resultados com a sua equipe comercial. Vamos abordar desde a prática de metas inteligentes até o uso de indicadores para acompanhar todo o progresso. Confira a seguir!

1. Estabeleça metas conscientes

Em primeiro lugar, é importante destacar a importância de se estabelecer metas conscientes para esse time. As metas precisam ser desafiadoras, é verdade, no entanto, precisam estar dentro da realidade da equipe. Caso contrário, o desestimulo será natural e poucos se esforçarão para conquistar os objetivos organizacionais.

Para estabelecer metas conscientes, você pode adotar o padrão das metas SMART. Basicamente, SMART, que, em inglês, significa inteligência, funciona como uma sigla que contém todos os elementos que devem estar presentes em uma meta. Elas precisam ser específicas (specific), mensuráveis (measurable), atingíveis (attainable), relevantes (relevant) e temporais (time-based).

2. Conte com o suporte da tecnologia

Para que a equipe comercial faça uma abordagem mais próxima do cliente, levando em consideração as suas necessidades, é fundamental que o gestor levante dados constantemente. Evidentemente, fazer isso sem o apoio da tecnologia é uma tarefa árdua. Por esse motivo, nossa próxima dica para melhorar os resultados da equipe comercial é usar um bom CRM (Customer Relationship Management).

Com essa ferramenta, é possível administrar dados da clientela em tempo real. Isso é excelente, pois, dessa forma, a equipe comercial desenvolvará ações personalizadas, melhorando muito os resultados do time.

3. Realize treinamentos internos

Se pretendemos melhorar os resultados do nosso time, evidentemente não poderíamos deixar os treinamentos de fora. Essa é uma oportunidade de alinhar e orientar toda a equipe, aprimorando também as técnicas e abordagens realizadas por ela.

Basicamente, são dois os tipos de treinamento que são importantes para o time comercial. O primeiro deles é o treinamento técnico, ligado ao uso dos softwares internos ou as técnicas de vendas, por exemplo. Além disso, temos também os treinamentos de produto, afinal, é preciso conhecer muito bem o que se está vendendo, não é verdade?

4. Estimule as lideranças

Para concluir, os profissionais da área comercial definitivamente dependem de estímulos motivacionais para garantir bons resultados. Afinal, são diariamente bombardeados com metas, que precisam ser atingidas.

Por isso, é muito importante que as figuras de liderança tenham a liberdade para atuar junto aos colaboradores. Nessa atuação, eles devem servir como uma fonte de inspiração e motivação e também agir como verdadeiros coaches, alinhando todos no mesmo sentido. Só dessa forma é possível garantir que a sua equipe comercial trabalhe de maneira harmônica e coesa!

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