Grande parte das organizações atualmente encontram um obstáculo muito grande para o crescimento: a gestão de pessoas. Entretanto, são poucos os líderes que se preocupam em acertar na contratação e garantir que a equipe seja bem formada.

Às vezes, por falta de tempo ou até mesmo de conhecimento, os gestores acabam falhando na função de recrutador. Por esse motivo, o resultado do empreendimento termina por ser comprometido.

Para te ajudar a contratar o melhor profissional disponível no mercado, listamos tudo o que você precisa saber. Confira agora mesmo nossas dicas de como acertar na contratação!

Garanta a visibilidade da empresa no mercado de trabalho

As ferramentas de gestão de pessoas contribuem para motivar e reter os talentos. Com isso, a imagem da empresa diante do mercado é favorecida, e, consequentemente, agrega valor no momento de buscar melhores profissionais.

Sendo assim, é fundamental que exista um planejamento eficaz de gerenciamento de recursos humanos para criar uma cultura organizacional. Mesmo que a visibilidade não faça parte do processo como um todo, é ela quem vai atrair pessoas de qualidade.

Gestão de pessoas: defina as competências necessárias para o cargo

Antes de divulgar a vaga no mercado, o recrutador deve definir quais são as competências necessárias para o cargo. Uma boa dica é conversar com o gerente da área que abriu a vaga. Dessa forma, você entenderá o perfil de funcionário ideal para o momento.

Para quem não sabe quais são as características de um bom profissional, qualquer um serve, não é verdade? Ter as qualidades definidas facilita no recrutamento e aumenta as possibilidades de sucesso na contratação.

Elabore uma entrevista completa

Não cometa o erro de fazer uma entrevista “relâmpago”. Conhecer o profissional que fará parte da equipe é indispensável para assegurar um bom clima organizacional e manter a cultura implantada.

Além de levantar os conhecimentos e habilidades técnicas do candidato, o recrutador deve identificar quais são os valores, hábitos, estrutura familiar e objetivos pessoais do entrevistado.

Realize simulações e dinâmicas de grupo

Como o novo profissional irá integrar sua equipe, você deve observar algumas condutas do candidato. Entenda como é o comportamento dele diante de adversidades e como lida com pessoas que possuem opiniões diferentes.

De forma focada, desenvolva práticas que demonstrem as habilidades do candidato, postura no ambiente de trabalho, maneira como um comando é recebido e aptidão para trabalhar sob pressão. Identifique também a criatividade, orientação por resultados e capacidade de comunicação do concorrente à vaga.

Busque por referências

Mesmo com as entrevistas e dinâmicas, muitos gestores ainda não se sentem seguros para tomar uma decisão. Com isso, surge a necessidade de mais um critério para realizar a escolha correta. E é nesse momento que entram as referências.

Procure pelos antigos empregadores e colegas de trabalho para questionar o que não ficou claro durante o processo seletivo. Além disso, você pode levantar informações que julgar importante, como, por exemplo, o motivo de desligamento, conduta ética, relacionamento com a equipe, entre outros.

Também é muito interessante recorrer às redes sociais para conhecer melhor o estilo de vida de cada candidato. Dessa forma, você poderá identificar um comportamento ofensivo, preconceituoso ou desrespeitoso que possa prejudicar a empresa futuramente.

O que você achou das nossas dicas? Preparado para acertar no recrutamento e seleção e integrar na equipe um excelente profissional? Siga nossas redes sociais — FacebookInstagramTwitter e Youtube — e não deixe de ficar por dentro de informações importantes como essas!

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