Segmento com grande destaque no mundo corporativo, o Coaching vem ocupando importante lugar no cenário dos executivos de alta performance. Entretanto, a intenção deste post é mostrar como executivos visionários têm assumido papel de influência nos resultados globais e da equipe, atuando como Leader Coach.
O líder é aquele que arrasta a equipe rumo aos objetivos, usando — mais que o discurso — seu exemplo. O Leader Coach, além de conduzir a equipe rumo aos objetivos, estimula seu desenvolvimento, planejamento de carreira e até mesmo a evolução pessoal de seus liderados, utilizando para isso as técnicas do Coaching.
Falamos de uma evolução no perfil de liderança, pois esse profissional extrapola os limites de seu ambiente de gestão, influenciando não apenas sua equipe, mas toda a organização.
Vejamos quais as principais características do Leader Coach!
É um criador de conexões
Um dos maiores desafios do líder é gerar engajamento na equipe, e conseguir mantê-lo em altos níveis. O Leader Coach encontra na criação de conexões a solução para esse problema, além de muitos outros.
Uma equipe conectada entre si constrói um ambiente livre de conflitos, dotado de maior leveza e fluidez nas ideias e processos.
O Leader Coach utiliza da comunicação eficaz para promover melhoria nas relações interpessoais e esse esforço traz resultados que transbordam os limites da equipe.
Por exemplo: uma equipe comercial que aperfeiçoa as relações interpessoais aplicará esses princípios em suas relações com outras equipes e com os clientes. Ganha a organização, seus clientes ficarão mais satisfeitos, e, consequentemente, fidelizados.
É um desenvolvedor de potencialidades
O Leader Coach é alguém que, por meio das ferramentas do Coaching, aprendeu o que fazer para atuar em alta performance. Suas habilidades como líder o tornam multiplicador dessas ferramentas e técnicas, estimulando sua equipe a aplicar os conhecimentos e desenvolver seus pontos fortes.
Uma grande vantagem é que, como líder da equipe, ele mesmo trabalha com os pontos de melhoria de cada membro do time, aliviando a carga de trabalho dos liderados no caminho do autodesenvolvimento e acelerando o processo.
Esse trabalho é tão eficaz que gera um efeito colateral, estimulando os liderados ao planejamento de carreira. O desenvolvimento de potencialidades, em um ambiente de relações saudáveis, estimula qualidades até então adormecidas que poderão indicar novos caminhos para o futuro.
Nesse cenário, o Coaching de Carreira se encaixa perfeitamente.
É inspirador
Profissionais que praticam o autoconhecimento, autodesenvolvimento e tratam seus pontos de melhoria — ferramentas presentes no processo de Coaching —, carregam consigo a capacidade de motivar pessoas.
Para alcançar esse objetivo, o líder busca conhecer o perfil de cada membro, as expectativas de cada um em relação a si mesmo e à organização, traçando um perfil conjunto da equipe, se preparando para trabalhar a motivação do time e dos membros individualmente.
Esse processo, em si, é inspirador. Mas, após conhecer expectativas, o Leader Coach inspira os membros a perseguirem seus resultados individuais em paralelo com os objetivos da organização.
Usando um time de vendas como exemplo, seria como se os resultados da equipe comercial fossem alcançados, mas o perfil da equipe fosse evoluindo, projetando os próximos objetivos e interferindo no desempenho da organização como um todo!
Pessoas são as responsáveis pelo crescimento e sobrevivência das organizações. São elas que conduzem as empresas em suas trajetórias, e os líderes que conhecem seu papel na gestão das pessoas são capazes de projetar pessoas e empresas muito mais à frente.
Ser um Leader Coach é inspirar, conectar, desenvolver e motivar. Mas acima de tudo, é ajudar pessoas a se tornarem melhores, transformando-se em novos líderes.
Gostou de nosso post e quer ter acesso a mais conteúdo de qualidade sobre liderança e motivação? Baixe nosso e-book: “aprenda a motivar sua equipe mesmo em tempos de crise“!