A capacidade de liderar pessoas não tem a ver apenas com o cargo que se ocupa dentro da empresa, mas também com a autoridade que é transmitida aos colaboradores. Por isso, é importante saber como desenvolver a legitimidade como líder.

Um líder legítimo é aquele ouvido e respeitado por seus subordinados, que atua como um influenciador e protagonista na tomada de decisões complexas. Para desenvolver esse perfil, é preciso ter algumas competências muito bem instauradas.

Pensando nisso, criamos um guia especialmente para você. Hoje, vamos falar sobre como desenvolver a legitimidade como líder de equipe, com dicas práticas e eficazes. Continue lendo nosso conteúdo e fique por dentro do assunto. Boa leitura!

1. Tenha disciplina nas atividades diárias

Todo líder precisa ter disciplina, gerenciando bem seu tempo e garantindo que não fique apenas “apagando incêndios”. Ao fazer isso, é possível focar no que realmente importa (como motivar, alinhar e desenvolver pessoas) e realizar as tarefas do dia a dia.

Uma dica importante é planejar com antecedência tudo o que será feito ao longo do dia. Divida as tarefas em importantes e não importantes. Depois, em urgentes e não urgentes. Foque nas que são importantes e precisam ser solucionadas com prioridade. As demais podem ser eliminadas ou delegadas.

2. Busque pelo aprimoramento contínuo

Ninguém é perfeito! Há sempre novas barreiras que devem ser quebradas, novas habilidades que devem ser aprendidas, bem como novas técnicas que devem ser abraçadas. Nesse sentido, o líder é como um atleta profissional, precisa se aprimorar continuamente.

Para isso, é importante participar de novos treinamentos, seminários e aprender técnicas de Coaching. Um Líder Coach consegue extrair o melhor de si mesmo, bem como da equipe que está sob o seu comando. No final, resultados exponenciais serão alcançados.

3. Seja o melhor no que realmente importa

A grande maioria das pessoas, e não apenas os líderes, tentam realizar e aprender diversas coisas ao mesmo tempo. Isso parece bom, mas não é! A falta de foco faz com que o crescimento seja demorado e, algumas vezes, inexistente.

Ao desenvolver suas competências com foco no que realmente importa para você e sua equipe, você terá ainda mais autoridade no que diz e faz. Tenha certeza de que será reconhecido como uma referência e, sempre que um problema aparecer, será procurado para solucioná-lo.

4. Desenvolva as competências interpessoais

Para que alguém seja considerado líder, claro, deve estar presente em um grupo de pessoas. O problema é que muitos ainda não desenvolveram suas habilidades interpessoais, como a capacidade de criar relacionamentos, ouvir ou dar feedback aos seus subordinados.

Não há um segredo ou técnica para desenvolver essa habilidade. É preciso ouvir seu time, tirar um tempo para alinhar as expectativas e gerar feedbacks (positivos e construtivos). Um líder sem habilidades interpessoais, na realidade, não é um líder.

5. Seja o exemplo que deseja ver nos outros

Essa, talvez, seja a regra de ouro para uma liderança bem-sucedida. Todo líder de alta performance é um protagonista e, diversas vezes, é imitado por seu time de trabalho. Por isso, deve ser um espelho para o comportamento dos seus liderados.

A liderança pelo exemplo não se baseia no “falar”, mas no “fazer”. É preciso entregar resultados, respeitar os valores compartilhados pela companhia, ter compromisso com as tarefas e com seus subordinados. Enfim, ser um verdadeiro exemplo.

Todas essas são dicas importantes e que devem ser seguidas. Então, tenha disciplina, busque se aprimorar continuamente, seja o melhor no que realmente importa, construa relações de sucesso e seja o exemplo no que faz. A legitimidade será uma consequência.

Gostou do nosso conteúdo? Está pronto para desenvolver a legitimidade como líder? Aproveite para deixar seu comentário. Conte-nos suas dúvidas ou experiências!

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