A formação de liderança nas organizações é cada vez mais valorizada, o grande desafio atual é como desenvolver bons líderes. Existem diversas informações, dicas e livros sobre o assunto por todo o mundo e em contrapartida existem também vários mitos sobre liderança espalhados por aí.

Essas concepções errôneas do senso comum podem atrapalhar seu trabalho e sua busca por aprimoramento, fique atento para não cair em uma delas! Reunimos aqui 4 afirmações sobre o assunto muito propagadas que são, na verdade, mentiras. Confira:

1. Liderança é um dom

“Fulano é um líder nato”. Essa é uma das ideias mais difundidas no mundo empresarial, mas que não passa de um mito. A criação familiar pode até ter papel fundamental na promoção de valores como respeito, comprometimento e honestidade.

Os traços básicos de liderança, porém, não são algo que simplesmente nascem conosco. Elas podem ser aprendidas com o tempo. Essas competências podem ser ensinadas, treinadas e aprimoradas. A busca constante por aprendizado deve fazer parte da vida do líder para que ele possa exercer suas funções com excelência.

2. Existe uma fórmula para ser líder

De nada adianta ler inúmeros livros e manuais com dicas sobre como se tornar um líder, se a pessoa não conhece a equipe que pretende liderar. Estar em constante aprendizado é muito importante, mas é necessário que o líder vá além do “manual de instruções”.

Para exercer influência efetiva é preciso entender as características do time, variando a atuação de acordo com as pessoas e as diferentes situações.

3. Líderes são pessoas extrovertidas

Isso não é uma regra, carisma pessoal não pode ser confundido com exercício de liderança. Pessoas tímidas e introvertidas também podem liderar, elas podem inclusive ser mais dedicadas e atentas a detalhes, o que importa na verdade é a profundidade técnica, ser bom ouvinte, fazer bons feedbacks, transmitir confiança, é o que diferencia um líder.

Esse é mais um dos mitos sobre liderança que derrubamos facilmente ao observarmos líderes carismáticos e acanhados, como Bill Gates.

4. Os líderes sempre ocupam altos cargos nas organizações

A concepção de que a liderança é exercida somente “de cima para baixo” nas empresas é um equivoco. Ela deve ocorrer em todos os níveis porque se trata de um processo de influência. Uma pessoa se torna líder quando promove o engajamento e o desenvolvimento de uma equipe, impulsiona a performance dos demais, ajudando a construir o futuro da organização.

Nem todos os que ocupam cargos no alto escalão são de fato líderes, um chefe que é respeitado apenas por obediência — e não por influência —, não é um líder. Como a liderança não é imposta, ela não pode ser instituída com um cargo.

O senso comum difunde vários mitos como o de que bons líderes já nasceram para isso e ocupam altos cargos, mas como vimos aqui, a liderança vai além de ser extrovertido, além de um cargo, ela envolve diversas competências. Dessa forma é possível treinar e desenvolver as características necessárias para influenciar e inspirar os companheiros de trabalho.

Se você gostou deste post com os mitos sobre liderança, então siga as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar todas as atualizações! Estamos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no YouTube!

Share This