A produtividade e liderança andam de mãos dadas em todas as empresas. Um bom líder é o responsável por manter o engajamento e a produtividade elevada de sua equipe. Líderes que constroem autoridade são seguidos por seus colaboradores, que acabam por se envolverem mais com o trabalho e assim, se tornam mais eficientes e com melhores resultados. Essas pessoas, além de fazerem por elas, fazem por seus líderes.

A contramão disso também é uma verdade. Um péssimo líder é capaz de contaminar o ambiente, adoecer as pessoas e minar a produtividade de um time que poderia entregar mais do que realmente entregam. Maus líderes afastam as pessoas e os talentos das empresas. Existe uma frase que diz que “as pessoas não se demitem das empresas, mas dos chefes”.

Algumas características e comportamentos são fundamentais para o exercício de uma boa liderança e consequente aumento de produtividade dos colaboradores. Veja a seguir:

1 Ser um Leader Coach

Um líder que consegue fazer o papel de um Coach com os integrantes da sua equipe está sempre aberto e disponível para orientar o seu colaborador. O papel do líder deve ser de levar cada integrante de sua equipe a conhecer e desenvolver os seus pontos fortes, reconhecer e buscar neutralizar ou minimizar os seus pontos de melhoria.

É preciso fazer com que cada membro da equipe consiga alinhar os seus valores com os valores da liderança e da organização.

Para isso, é preciso praticar a habilidade mais importante da comunicação, que é saber ouvir. Desenvolver uma escuta ativa, livre de preconceitos e julgamentos para que o líder possa extrai o melhor de cada um.

2 Conhecimento de sua área de atuação

O líder precisa ser conhecedor de seu produto ou serviço, seu mercado, seus concorrentes. Além de ter esse conhecimento, é preciso demonstrar essa capacidade a todos de sua equipe e empoderar os mesmos a buscar o mesmo ou até mais conhecimento, se possível.

Um líder que demonstra saber o que faz, onde pisa e para onde olha consegue criar uma autoridade não contestada e respeitada pelos integrantes da sua equipe.

3 Manter um bom relacionamento com a equipe

Relacionar-se bem com todos é uma tarefa árdua! Muitas incompatibilidades, divergência de pensamentos e egos são os maiores entraves para a criação do bom relacionamento.

Aprender a praticar a empatia é uma receita para melhorar nesse quesito. Conhecer cada pessoa que compõem seu time, provocar a boa convivência, multiplicar as histórias para os demais.

Equipes que convivem bem, se conhecem e se respeitam tendem a fazer uns pelos outros, o que aumenta a produtividade do time como um todo.

4 Clareza de expectativas

Ser transparente nunca é demais, principalmente em uma relação de líder e liderados. Um bom gestor de pessoas consegue transmitir para cada integrante do seu time aquilo que, realmente, espera dele.

Mais do que transmitir, é preciso continuar a exercer essa clareza de expectativa, confrontando com a realidade, através de feedbacks sinceros e construtivos.

Se a pessoa sabe onde deve chegar, o que seu gestor espera dela e a través de reuniões regulares consegue enxergar o seu real desempenho, não existirá brechas para futuras reclamações e assim a imagem e autoridade do líder não serão afetadas.

5 Ser ponto de apoio para o colaborador

O líder que consegue atuar como um verdadeiro porto seguro para seus colaboradores dentro da empresa, e ainda conseguem ser mentores em outros assuntos ganham a simpatia e a confiança do time.

O time que confia no seu líder tende a entregar mais do que o esperado. Sabem que podem se doar pois serão reconhecidos no momento certo e com a meritocracia desejada.

6 Treinar e desenvolver a equipe

O verdadeiro líder sabe que sua cadeira é temporária e precisa desenvolver novos talentos para uma futura sucessão. Identificar o funcionário que apresenta as melhores qualidades de um líder e começar a preparar o mesmo para novos voos demonstra que o líder não tem medo que seu funcionário se torne maior que ele.

Bons líderes desenvolvem outros bons líderes!

Identificar e treinar toda a equipe nos pontos em que precisam mais se desenvolver é um outro comportamento que gera consequências positivas na equipe, a tornando mais comprometida e produtiva.

 

Agora que você já sabe alguns aspectos e comportamentos essenciais para exercer uma boa liderança e aumentar a produtividade da sua equipe, mão à obra!!! Aproveita e conheça nossos conteúdos nas redes sociais, Facebook, Instagram e LinkedIn.

Share This