Qualquer um que esteja em busca de uma carreira de sucesso se depara, desde cedo, com um desafio e tanto: como conciliar vida pessoal e profissional? O mercado de trabalho exige muito, por isso é preciso encontrar maneiras de não deixá-lo tomar conta do seu dia a dia por completo.

Mas como conseguir atingir esse equilíbrio? A seguir, confira algumas dicas!

Aprenda a administrar o seu tempo

O tempo parece estar correndo cada vez mais rápido, não é mesmo? E, por isso, a sensação que temos é que as atividades cotidianas estão se atropelando.

Para lidar melhor com isso, é necessário aprender a administrar melhor o tempo. Uma boa maneira de fazê-lo é manter uma lista das atividades que você deve cumprir a curto, médio e longo prazo, e distribuí-las para os próximos dias e semanas. Toda noite, reorganize a lista e defina as tarefas para o dia seguinte. Se possível, defina horários para cada uma.

Dessa maneira, você tem uma noção muito maior a respeito do que precisa fazer e quando, tornando-se muito mais organizado. Assim, deixa-se de perder tempo tentando se lembrar de quais tarefas estão pendentes. Outra vantagem é que se corre também menos risco de ser pego de surpresa, num momento de lazer e descanso, por uma atividade que se esqueceu de fazer.

Seja focado

Se você for produtivo em seu trabalho, certamente ganhará mais tempo para sua vida pessoal. Afinal, conseguirá realizar suas atividades profissionais no tempo certo. Porém, numa época de redes sociais e celulares apitando a todo o momento, isso é um grande desafio.

Ao se propor a fazer uma atividade, faça-a. Nada de procrastinação e nem de parar constantemente para dedicar a atenção a outra coisa. Uma boa dica é evitar a realização de várias tarefas de uma vez: escolha uma e vá até o final! Ao manter o foco, você consegue otimizar seu tempo, cumprir suas obrigações e arrumar mais tempo para sua vida pessoal.

Separe horários de trabalho e de descanso

Sim, é cada vez mais difícil separar o lado pessoal do profissional. Isso porque, no trabalho, podemos manter contato constante com a família e os amigos pelo celular e pelas redes sociais. Já em casa, é cada vez mais comum ter que retomar tarefas pendentes do serviço. Mas um esforço para manter os âmbitos separados se faz necessário.

Isso acontece porque é bastante recorrente ver profissionais que já chegam ao trabalho estressados pelos problemas em casa ou vice-versa. Esse tipo de situação prejudica sua saúde, seu relacionamento com os colegas e também com os familiares. Além disso, dedicar-se a tratar de questões pessoais durante o expediente prejudica seu rendimento, ao passo que interromper seu momento de lazer e descanso (seja sozinho ou com outras pessoas) por causa de tarefas profissionais não é nada legal.

Por isso, a dica é sempre manter o foco no trabalho durante o expediente, mas também definir que o tempo de folga é para curtir a si mesmo, os familiares e os amigos.

Encontre seu propósito de vida pessoal e profissional

Não há nada mais motivador para trabalhar bem do que encontrar um propósito para o que você faz. Ter um ideal em suas atividades profissionais é um incentivador diário, um combustível que te permite correr atrás de seus objetivos.

Por que isso é importante para conciliar vida pessoal e profissional? Porque trabalhar motivado te ajuda a cumprir suas obrigações, ser focado e ter prazer no que faz — aspectos que se refletem também em sua vida pessoal, deixando-a muito mais leve. Mais uma vez, faz bem para você e para os que estão ao seu redor!

Gostou das dicas? Quais são seus desafios para conciliar vida pessoal e profissional? Comente!

Share This