A liderança nas empresas é fundamental não só para que a organização alcance suas metas e objetivos, mas também para que os colaboradores se sintam motivados e atinjam todo o seu potencial de trabalho.
Entretanto, se você ocupa um cargo de comando, já deve ter notado que o simples fato de estar nessa posição não garante a sua legitimidade enquanto líder. A liderança está diretamente relacionada a uma determinada postura — e a palavra “autoridade” pode ser a chave para compreender essa questão.
Quer saber como a autoridade pode ajudá-lo a exercer a liderança? Não deixe de ler este texto!
Qual é a importância da liderança nas empresas?
Um bom líder é capaz de influenciar positivamente as pessoas, motivando, inspirando e estimulando a equipe a se comprometer com o trabalho e a alcançar bons resultados. Isso quer dizer que os líderes são essenciais para o sucesso ou para o fracasso de uma organização.
Eles são considerados peças-chave da instituição, uma vez que atuam diretamente com os colaboradores, promovendo o engajamento individual e de sua equipe como um todo, mantendo-a coesa e firme em seus objetivos.
Além disso, o líder tem o papel de manter o seu time alinhado com a missão, os valores e a visão da empresa. Ele é capaz de disseminar a estratégia e os objetivos da organização entre todos os colaboradores, fazendo com que eles enxerguem a própria função como parte de um propósito maior.
Por que a autoridade é essencial na atuação de um líder?
A autoridade é essencial para que as pessoas que ocupam cargos de comando tenham legitimidade enquanto líderes, ou seja, para que elas sejam respeitadas e reconhecidas como líderes pelos membros da equipe.
Apenas líderes com autoridade são capazes de se tornar referência para os seus liderados, transmitindo credibilidade e firmeza em sua postura. Além disso, um líder provido dessa qualidade deve saber utilizar o seu poder de decisão de forma consciente e eticamente impecável, demonstrando conhecimento e domínio total das suas funções.
Mas não confunda autoridade com autoritarismo. Um líder autoritário obriga os seus liderados à ação em vez de inspirá-los e se vale do medo, do controle e da pressão para alcançar resultados. Além disso, chefes autoritários centralizam o poder em torno de si, impondo suas ideias e reduzindo a autonomia dos funcionários.
Exercer a liderança de forma autoritária não se mostra sustentável, pois o ambiente de trabalho se transforma em um lugar tenso, em que as pessoas não têm espaço para crescer e se sentem desmotivadas. Isso, é claro, afeta a produtividade da organização.
Como ser um líder com autoridade?
Então, o que é preciso fazer para exercer a liderança com autoridade sem se tornar autoritário? Aqui vão algumas dicas:
- mantenha uma postura firme, mas não rígida e seja flexível para agir da forma mais adequada em cada situação;
- seja parceiro e permaneça próximo das pessoas. Contudo, não seja permissivo ou condescendente demais;
- seja responsável e comprometido, transmitindo seriedade em suas ações;
- conheça bem todos os integrantes da sua equipe e descubra a melhor forma de se comunicar com cada um;
- comunique-se de forma clara, direta e simples, mantendo uma postura acessível;
- transmita a imagem de um profissional competente, dedicado e motivado;
- mantenha coerência em seu discurso e em suas atitudes;
- demonstre confiança em seus liderados e delegue as funções;
- dê espaço para a liberdade e autonomia da equipe, apoiando-a sem perder o controle da situação.
Vimos que a liderança nas empresas tem um papel estratégico essencial, tanto para a organização quanto para a satisfação dos funcionários. Além disso, falamos sobre a importância da autoridade nesse contexto, uma vez que ela traz legitimidade ao líder e possibilita que ele se torne uma referência para os seus liderados.
Se você quer saber como desenvolver todo o seu potencial de liderança, continue em nosso blog e entenda o que é um Leader Coach!