Como vai a sua gestão de tempo? Você tem conseguido realizar todas as suas tarefas diárias com eficiência e sem estresse?

Rotina de trabalho acelerada, atividades pendentes, falta de tempo para a família e para o lazer, cansaço físico e mental: estes são os efeitos dessa era de urgências em que estamos vivendo!

Se você sofre com a pluralidade de tarefas e com a escassez de tempo para desempenhá-las, saiba que não é o único navegante desse mar! Muitas pessoas gostariam de contar com algumas horas a mais em seu planejamento diário.

A verdade é que boa parte desses problemas pode ser resolvida com uma medida simples: gestão de tempo! Quer saber como? Continue a leitura e veja o que fazer para melhorar sua produtividade!

Entenda o que é gestão de tempo e avalie os resultados desse recurso

Organizar sua rotina, planejar as atividades que serão executadas e qual o tempo gasto com cada uma delas, criar condições para atingir as metas diárias. Isso é gestão de tempo!

Você certamente já deve ter pensado: “estou correndo contra o tempo e, mesmo assim, não consigo dar conta de tudo”. Isso acontece porque nos habituamos a acumular funções, mas nem sempre estabelecemos uma hierarquia. Observe que as pessoas sempre se queixam por estarem muito ocupadas, mas isso não significa que elas conseguem cumprir seus objetivos.

Uma gestão de tempo eficaz favorece tanto a vida profissional quanto pessoal e os resultados são refletidos em:

  • aumento de produtividade;
  • mais qualidade no trabalho;
  • redução de estresse;
  • atendimento às prioridades;
  • mais tempo livre;
  • mais qualidade de vida.

Adote práticas efetivas

Antes que você não encontre mais a porta de saída dessa multiplicidade de afazeres, aprenda a gerenciar sua rotina.

Existem algumas estratégias simples que você pode utilizar para facilitar a sua gestão de tempo e melhorar seus resultados.

1. Faça um planejamento

Toda ação parte de um bom planejamento!

Para que você não seja acometido por pensamentos aflitivos — “tenho que fazer isso”, “não vai dar tempo de terminar aquilo” — e não deixe passar nenhuma tarefa inadiável, organize-se!

Uma lista de tarefas é uma ferramenta bastante útil. Ao visualizar o que deve ser feito, fica mais fácil definir as prioridades. Você pode estabelecer uma hierarquia e classificar as atividades de acordo com a urgência de cada uma. Lembrando que nem sempre o que é importante é urgente, algumas atividades podem (e, às vezes, devem) ser adiadas.

2. Tenha foco

A concentração anda de mãos dadas com a agilidade! Focalize sua atenção apenas na atividade que estiver realizando, dedique-se a um trabalho por vez.

Também é importante tomar cuidado com as distrações: e-mail; redes sociais; constantes paradas para o cafezinho e longas conversas com os colegas; televisão e outras ocupações (nos casos de home office). Procure identificar as fontes de distração do seu dia a dia e observe se, de fato, estão prejudicando sua produtividade.

3. Resista à procrastinação

Há momentos em que a procrastinação parece irresistível: “posso deixar isso para fazer depois”. O problema é que esse comportamento pode se tornar repetitivo, o que tende a gerar um acúmulo de encargos, resultando em estresse, falta de qualidade e atrasos.

Portanto, siga o seu planejamento e fique atento aos prazos.

4. Respeite seus limites

Forçar é diferente de se esforçar. Saiba identificar os sinais de que seu corpo e sua mente chegaram ao limite. Às vezes, tudo o que precisamos é de uma pausa para restaurar as energias.

Encare os momentos de lazer como “carregadores de bateria”, eles são essenciais para o bem-estar físico e mental e, consequentemente, são otimizadores da vida profissional.

Agora que você sabe como desenvolver a sua gestão de tempo, não deixe para depois: faça um bom planejamento, elabore listas, determine prioridades, concentre-se em uma tarefa por vez, não procrastine e, sobretudo, respeite seus momentos de descanso!

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