A liderança colaborativa se apresenta como um novo modelo de gestão e liderança apoiados na transparência, na ética e no compartilhamento de decisões. Aparece para atender a uma demanda do mercado, onde as relações se mostram mais complexas, com transformações tecnológicas, mudanças constantes na legislação e cenário econômico instável.
As empresas que desejam sobressair em um cenário como este, apresentado, precisam estar abertas para o novo, buscando um modelo de liderança adaptada a um mundo mais cooperativo e com mais compartilhamento de ideias.
Essas mudanças vão além de alterações em estruturas físicas, como quebra de paredes, extinção de baias e aquários de vidros onde ficam os gestores. É preciso mudar as práticas de gestão que as empresas estavam acostumadas, com hierarquias verticais, onde mandava quem podia e obedecia quem tinha juízo, e que o erro era fato gerador de punição e não de aprendizado.
Esse novo cenário demanda redução de custos e aumento de produtividade, ou seja, aprender a fazer mais com menos. A gestão por competência e a meritocracia ganham forças nunca observadas em passado remoto. Um modelo de gestão ágil vem sendo cada vem mais procurado pelas empresas que desejam sair na frente de seus concorrentes.
Mas para isso é preciso ter no comando de suas equipes líderes colaborativos. Esse tipo de profissional deve apresentar um perfil moldado por cinco características que veremos a seguir:
Mente Aberta
O líder colaborativo deve estar aberto ao novo e se manter integrado com os valores da empresa e com a forma de pensar da mesma. O alinhamento de propósito e valores da empresa, do líder e de seus colaboradores é um diferencial competitivo, pois influencia, diretamente, no grau de satisfação da equipe e consequente engajamento do time.
Ter senso de cooperação
Uma das características mais importantes de um líder nesse novo cenário é saber trabalhar com cooperação. É preciso delegar, criar e decidir em conjunto com seu time. Esse tipo de comportamento coloca a visão da empresa e as ações de seus funcionários em um mesmo rumo.
Transparente
A transparência do líder reforça a confiança dos colaboradores na empresa e na possibilidade de ascensão profissional. O líder precisa dividir as informações, compartilhar ideias e repassar conhecimento. Uma liderança pautada em laços fortes de confiança entre os membros da equipe e da equipe com seu gestor é uma das receitas de sucesso.
Ambivalente
É preciso entender que tão importante quanto os resultados é a criação e manutenção de um relacionamento saudável entre os colaboradores. O líder precisa saber lidar bom com os números e com as pessoas. É preciso entender que os resultados de uma companhia vêm através das pessoas.
Inspirador
O líder deve inspirar confiança. Conquistar a confiança de sua equipe e direcionar o caminho do time de forma clara. Desenvolver as habilidades de comunicação ajudam o líder na conquista da autoridade frente à sua equipe.
Se você deseja ser um líder inspirador, que é capaz de conquistar grandes resultados em um mercado de grandes incertezas, uma boa dica é se aprimorar nas qualidades descritas acima.
Se for difícil fazer sozinho, ter a humildade de buscar ajuda de um mentor ou um Coach pode te levar a um próximo nível em uma maior velocidade.
Nos acompanhe também nas redes sociais: Facebook, Instagram, LinkedIn.