O processo de recrutamento e seleção de pessoas é uma das tarefas mais importantes do RH. É por meio dele que profissionais talentosos podem ingressar na empresa, estruturar uma boa equipe e contribuir para o sucesso do empreendimento.

Mas esse processo não é tão simples quanto parece. Segundo uma pesquisa do ManpowerGroup, o Brasil está entre os cinco piores países do mundo para contratar mão de obra qualificada. Desta maneira, é preciso arquitetar uma boa estratégia para contratação de talentos.

Pensando nisso, criamos este conteúdo para você aprender como montar uma boa equipe por meio do recrutamento e seleção de pessoas. Acompanhe nosso post e tire suas dúvidas. Boa leitura!

Estabeleça uma marca empregadora

É cada vez maior a integração entre o RH e o setor de marketing. Atualmente, é possível falar no desenvolvimento de uma marca empregadora. De modo geral, essa marca funciona como um imã de talentos, capaz de atrair os melhores para a organização.

Ao estabelecer uma marca empregadora, é possível tornar todo o processo de contratação mais rápido, eficiente e eficaz. Para tanto, é indicado que se comunique melhor com os candidatos à vaga, mostre por que sua empresa é um bom lugar para trabalhar e use os atuais funcionários como promotores, mostrando que são felizes por atuar em sua companhia.

Descreva a vaga em aberto

É importante ter clareza sobre a vaga em aberto, identificando quais competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) ela irá demandar do novo profissional. Três perguntas simples podem te ajudar nessa tarefa:

  • quais as principais atividades do cargo?
  • a quem deverá responder?
  • quem está subordinado a esse cargo?

Ao responder essas perguntas, além de identificar os conhecimentos técnicos demandados pela função (inglês, Excel etc.), conseguirá identificar quais características o novo candidato deverá ter para possuir aderência à empresa e à equipe de trabalho.

Utilize os melhores canais de comunicação

No recrutamento de candidatos, quanto mais, melhor. O objetivo é chamar a atenção dos profissionais e obter um grande volume de currículos, o que vai fomentar todo o processo de seleção e torná-lo muito mais eficiente.

Atualmente, os canais mais utilizados são:

  • redes sociais;
  • sites de emprego;
  • agências de emprego;
  • Headhunter (focados na busca de profissionais com nível executivo).

Mas como identificar o melhor canal? Para isso, deve-se compreender a disponibilidade desse profissional no mercado. Se for um profissional com alta disponibilidade (como vendedor ou atendente), é possível utilizar canais mais populares, como as redes sociais. Caso contrário, é necessário usar canais mais específicos, como um Headhunter.

Selecione com foco nas competências

O último passo é o processo de seleção, que é mais demorado e demanda bastante atenção do selecionador. É importante sempre manter o foco nas competências desejadas para compor a equipe de trabalho, deixando de lado questões de afinidade ou amizade.

Para tal fim, é necessário implementar várias etapas no processo de seleção. Elas servirão como um funil, em que muitos entram, mas apenas um — com as competências desejadas — é efetivado pela companhia. Veja as principais etapas:

  • entrevistas presenciais ou a distância;
  • dinâmicas em grupo;
  • testes de personalidade;
  • testes de raciocínio lógico;
  • provas de conhecimentos gerais e específicos.

Vamos, agora, explorar alguns pontos fundamentais que devem ser trabalhados para obter bons resultados no processo de seleção. Confira!

Avalie os currículos com atenção

O momento de avaliar os currículos requer cautela! Dependendo da quantidade de candidatos e da urgência da vaga, a pressa no processo de triagem faz com que alguns detalhes passem despercebidos.

Leve em conta as exigências da vaga, observe as experiências profissionais do candidato e a descrição das funções desempenhadas.

Fique atento ao tempo de serviço prestado em cada empresa. Candidatos que permaneceram poucos meses em todos os locais que trabalharam não transmitem comprometimento e estabilidade.

Outra questão relevante é a apresentação do currículo. É importante que contenham informações claras, diretas e bem organizadas, sem erros ortográficos ou de digitação.

Seja claro e objetivo no contato com o candidato

Com frequência, muitos candidatos confirmam presença no processo seletivo e simplesmente não comparecem. Isso resulta em novas convocações e atraso no preenchimento da vaga.

Para evitar que isso ocorra, é importante que o contato do recrutador seja claro quanto às informações que precisam ser transmitidas.

Fale detalhadamente sobre a vaga, verifique se não restou nenhuma dúvida e se o candidato realmente tem interesse em participar da seleção.

Nesse primeiro contato, geralmente feito por telefone, o selecionador também pode esclarecer possíveis dúvidas que tenham ficado durante a avaliação do currículo e confirmar os dados que indiquem aderência do candidato à vaga e à empresa.

O ideal é que o momento da convocação seja objetivo para ambos, aumentando as chances de uma boa contratação.

Prepare uma entrevista bem estruturada

Ao elaborar o roteiro da entrevista, utilize como base essas três etapas:

  • descrição do cargo;
  • habilidades e competências que o candidato precisa ter (técnicas e comportamentais);
  • definição das perguntas necessárias durante a entrevista.

Algumas questões já são conhecidas em processos de recrutamento e seleção, o que faz com que os candidatos venham com respostas prontas. O ideal é elaborar perguntas que recebam respostas mais verdadeiras, produtivas e que surpreendam o candidato, para avaliar como ele enfrenta os imprevistos.

O planejamento de uma entrevista parece tarefa simples, mas é uma das etapas decisivas do processo seletivo, portanto, não economize no tempo gasto com pesquisas e avaliações para fazer uma entrevista bem estruturada.

Entenda a efetividade das dinâmicas de grupo

As dinâmicas de grupo não são meros recursos de integração e descontração. Com essa ferramenta, é possível conhecer um pouco mais sobre o perfil comportamental de cada candidato.

Durante a dinâmica, observe as habilidades e competências específicas dos participantes, como: comunicação; relacionamento interpessoal; proatividade; criatividade; resolução de problemas; trabalho em equipe; flexibilidade; liderança, entre outras.

Além das habilidades citadas, as dinâmicas de grupo também possibilitam a avaliação da postura do candidato, incluindo abertura às novidades, aptidão para desafios, capacidade de argumentação, cumprimento de tarefas propostas e preocupação com o tempo de execução das atividades.

Fique atento aos detalhes

Durante o processo seletivo, especialmente nas etapas da entrevista e da dinâmica de grupo, observe o comportamento do candidato.

Expressão verbal, linguagem corporal, firmeza e sustentação no olhar são alguns exemplos de detalhes que revelam muito sobre o perfil da pessoa.

Observe também se, nas experiências relatadas pelo candidato, ele assume algum papel, como “a vítima da situação”, “o melhor em tudo” ou “o perfeccionista”. Esse tipo de postura pode indicar alguns traços de personalidade que dificultam o trabalho em equipe.

Ao aplicar essas dicas, será possível potencializar todo o processo de contratação. Mas também é preciso garantir que os novos profissionais estejam bem integrados à empresa e à equipe de trabalho, para extrair resultados ainda melhores.

Agora que está por dentro do assunto e conhece nossas dicas para recrutamento e seleção de pessoas, aproveite para continuar aprendendo. Leia nosso post: 7 dicas para aumentar o engajamento da sua equipe.

 
Share This