Por trás de uma empresa de sucesso existe um conjunto de equipes de trabalho. Em todas elas estão envolvidos colaboradores de diferentes personalidades e maneiras de desempenhar suas atividades. Por isso, saber como liderar uma equipe torna-se essencial para o crescimento da organização.

Um grupo de trabalho bem liderado consegue driblar as circunstâncias que impedem de alcançar os objetivos traçados. Além disso, também auxilia a aprimorar o potencial de cada colaborador.

Quando um gestor não desenvolve suas habilidades de liderança, ele pode prejudicar o clima organizacional e gerar mais estresse, o que compromete a performance do time, a produtividade e o rendimento da empresa.

Logo, o líder é a peça fundamental para que mudanças efetivas, boas ações e resultados aconteçam. Afinal, ele é o agente que consegue motivar e orientar uma equipe e extrair o melhor das pessoas. 

Quer saber mais? Acompanhe este texto e conheça 8 dicas essenciais para liderar uma equipe de sucesso. Confira!

1. Ouça e seja compreensível com sugestões e opiniões

Um indivíduo que ocupa um cargo de liderança e que se fecha para ideias dadas pelos membros da sua equipe não terá condições de liderá-la.

Isso porque é preciso entender o que se passa na mente dos colaboradores e quais visões eles têm sobre as tarefas.

Sendo assim, evite ignorar as sugestões apresentadas por seus liderados. Pergunte sempre como foram as tarefas e quais são os possíveis pontos de melhoria.

Considere todos os apontamentos levantados. Provavelmente, há informações importantes que ajudarão você a liderar melhor a equipe e seu trabalho.

2. Saiba quais são as expectativas da equipe sobre você

Cada equipe precisa de um líder que a represente. Delegador ou controlador de desempenho? Qual é o seu tipo? Esta pergunta deve ser feita e a resposta está naquilo que a equipe espera de você.

Converse com seus colaboradores no sentido de buscar esses aspectos. Observe também a execução das tarefas e perceba qual função você mais desempenha.

Também repare onde falta alguma coisa para ser realizada. Às vezes, seus próprios colaboradores podem indicar esses gaps. Preencha os espaços vazios e saiba como liderar.

3. Conheça o perfil de cada colaborador

Uma equipe é muito mais do que um grupo de funcionários. Ali estão dinamicamente reunidas pessoas com perfis diferentes, desempenhando funções diversas. E para liderar essa variedade é preciso conhecer cada um.

Neste sentido, conecte-se mais aos seus colaboradores. Converse mais vezes dentro e fora do trabalho. Para liderar, vai ser preciso que você conheça a personalidade de cada membro da sua equipe.

Um teste de perfil comportamental é de extrema importância para conhecer as particularidades de cada colaborador.

4. Seja o exemplo a ser seguido pela equipe

Se você ocupa um cargo de liderança e não tem pontualidade, costuma mentir para se safar dos compromissos e anda falando mal dos outros, consequentemente a sua equipe terá essas características. Seus liderados aprendem exatamente aquilo que você transparece para eles.

Sendo assim, reveja seus comportamentos e seja um exemplo a seguir. Chegue antes de todos, demonstre educação, seja esforçado e criativo. Mostre aos seus colaboradores que você é uma pessoa responsável, em quem eles podem confiar.

5. Recompense o bom desempenho

Reconhecer os esforços da sua equipe — independentemente se os resultados planejados foram atingidos — é função de um grande líder e tem o papel fundamental de manter os colaboradores estimulados e focados em um projeto.

Afinal, o líder precisa motivar o seu grupo de trabalho. Portanto, ao investir em algumas práticas é possível aumentar o engajamento da equipe. Logo, elogie, dê feedback e recompense a boa performance de seus colaboradores. Isso é essencial para demonstrar o quanto você confia no potencial deles e sabe que juntos conseguirão alcançar as metas traçadas.

6. Busque o autoconhecimento

Além de conhecer muito bem todas as pessoas que fazem parte de sua equipe, não deixe de investigar profundamente o perfil de outro integrante importante: você. Faça uma autoanálise sincera e pergunte-se, por exemplo: 

  • Quais são meus pontos fracos e fortes?
  • O que preciso aprimorar / corrigir em minha conduta?
  • Quais comportamentos meus podem atrapalhar minha equipe?
  • Que visão teria de mim caso eu fosse meu líder? 

Quanto mais honesto você for nessa investigação interna, melhor conseguirá aperfeiçoar suas habilidades para liderar uma equipe. Afinal, é importante lembrar que a liderança começa de dentro para fora, já que, antes de se responsabilizar por um time, é essencial praticar o autocontrole e o autoconhecimento.

7. Tenha resiliência

A resiliência é a capacidade de se restabelecer ou se adaptar diante de momentos de dificuldade ou mudanças. É sabido que no mundo dos negócios tudo está em constante transição e novos obstáculos sempre aparecem.

Como responsável por uma equipe de colaboradores, o bom líder estuda formas de redesenhar as estratégias do negócio sem perder o foco e o equilíbrio.

Mergulhar no estresse e infligir o pânico e a preocupação no ambiente de trabalho apenas contribui para que a situação se torne ainda mais negativa. Um líder resiliente mostra para seu time como é possível aprender boas lições com as adversidades e o potencial que existe por trás dos desafios que serão enfrentados.

8. Adote o mindset dos líderes

O mindset é um termo em inglês que pode ser compreendido como a configuração de nossas mentes, ou seja, o modo como vemos o mundo. E o que isso tem a ver com liderança? Bem, algumas pessoas possuem uma mentalidade fixa e limitante e, portanto, são mais resistentes a mudanças, novas experiências e conhecimentos.

Assim elas se tornam mais rígidas e conformadas com certas situações, o que as fazem acreditar que algumas coisas devem “permanecer como estão”. Essa forma de pensar inibe seu desenvolvimento pessoal e profissional.

O mindset dos líderes deve ser o contrário desse cenário e prezar pelo crescimento e pela aprendizagem com foco em melhorias sempre. Gestores com mindset fixo tendem a adotar metodologias arcaicas para conduzir suas equipes e se concentrar na crítica e no medo para se impor diante dos colaboradores.

o líder com mindset de crescimento procura despertar o potencial das pessoas, busca conhecimento continuamente e possui verdadeira vontade de inovar e realizar transformações que trarão benefícios para todos os envolvidos e para o negócio.

Aprimorar suas habilidades para liderar uma equipe é um processo contínuo. Se você trabalhar a cada dia essas características e se apoiar em nossas dicas, logo estará mais bem preparado para ser um grande líder e inspirar seus colaboradores!

Gostou destas informações sobre como liderar uma equipe? Então aproveite para compartilhar este post nas redes sociais e faça com que seus amigos também entendam a importância de contar com um bom líder nas empresas.

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