A definição de objetivos serve para orientar as pessoas em todas as atividades de sua vida, seja no aspecto pessoal ou no aspecto profissional. Especialmente em um momento de crise, como o que estamos vivenciando nos dias atuais, mais importante se torna essa definição. Cada vez mais os obstáculos têm avolumado de maneira significativa.

Onde queremos chegar? Essa é a pergunta que orienta todas as decisões que os gestores devem tomar. A partir dessa premissa, as ações deverão ser vinculadas ao propósito de se alcançar um objetivo.

Neste post, você encontrará alguns pontos importantes que justificam a definição de objetivo para gerentes. Confira!

ESTABELECIMENTO DE METAS

Qualquer objetivo somente será alcançado a partir da definição de uma meta. Cabe aos altos dirigentes das empresas definirem para os seus gestores as metas que precisam ser alcançadas. Em seguida, o gerente deverá estabelecer um planejamento, que servirá de base para a implantação de todos os passos a serem cumpridos pela equipe.

ENTENDIMENTO DA VISÃO DA EMPRESA

Muitos profissionais responsáveis pelo gerenciamento de suas respectivas empresas acreditam que a meta de um projeto, para ser cumprida, só precisa ter relação com o projeto em questão.

No entanto, a realidade é que uma estratégia de gestão de projetos eficiente é capaz de evoluir, a ponto de transformar cada mínima ação em uma singela parte de um objetivo maior.

Isso quer dizer que quando a equipe entende a visão da empresa, fica muito mais fácil estabelecer planos de ações e otimizar a tomada de decisões para alcançar os resultados almejados pela organização.

De forma prática, o gerente precisa ficar atento ao modo como o projeto é desenvolvido, considerando questões, como:

  • Ele está ajudando a empresa a alcançar resultados satisfatórios?
  • O projeto tem potencial para gerar impactos positivos na empresa?
  • O projeto pode estimular os colaboradores a ponto de gerar engajamento na equipe?

MONTAGEM DA EQUIPE

A montagem da equipe de trabalho é outro tópico de absoluta importância. Alguns projetos exigem equipes multidisciplinares, ou seja, com profissionais de várias áreas das empresas.

Outros projetos específicos são departamentais e exigem apenas colaboradores do mesmo setor. O gerente deverá manter a equipe coesa, focada nos resultados e trabalhando efetivamente como um time. A participação de todos é fundamental para o êxito no final.

DEFINIÇÃO DE PROCEDIMENTOS

A definição dos procedimentos que a equipe deverá seguir também é essencial para que as metas sejam alcançadas. Regras claras e ferramentas eficientes são determinantes. As tecnologias atuais facilitam o trabalho e o gerenciamento das tarefas, possibilitando a padronização dos processos e gerando ganhos exponenciais de produtividade.

DETERMINAÇÃO DE PRIORIDADES

Estabelecer prioridades é outra responsabilidade do gerente após o planejamento ter sido feito e os procedimentos definidos. Isso é essencial, principalmente quando se tem um cenário de redução dos recursos humanos nas empresas. Cada vez mais, a máxima de se fazer mais com menos pessoas têm sido exigida.

ADMINISTRAÇÃO DOS RECURSOS

A definição de objetivos também obriga os gerentes a administrarem os recursos com absoluto equilíbrio. Além das equipes estarem enxutas, os recursos disponíveis também estão restritos.

Equipamentos, máquinas e recursos computacionais estão sendo limitados, demandando maior gerenciamento por parte dos gestores. Infelizmente, a época das vacas gordas se foi e criou novos padrões administrativos, com muito mais limitação.

A estimativa dos gastos também deve ser obtida após a definição dos objetivos. Um fluxo de caixa deve ser elaborado com o máximo de detalhamento e acompanhado de maneira vigorosa.

GESTÃO DO TEMPO

Com as limitações de recursos humanos e de ativos materiais, a gestão do tempo é outra atividade que os gestores devem ter após a definição dos objetivos. Manter o engajamento e a motivação da equipe auxilia a gerir o tempo de seus colaboradores.

As redes sociais são muito importantes para a aproximação das pessoas e para a troca de informações. Porém, tomam um tempo precioso dos funcionários. Há de se ter controle e definir limites para sua utilização.

IMPLEMENTAÇÃO DE OBJETIVOS ALCANÇÁVEIS

Quando falamos em estratégia de definição de objetivo para gerentes, é muito comum nos deparamos com profissionais que não têm conhecimento suficiente para realizar essa tarefa com a devida responsabilidade que ela exige.

Com a intenção de “incentivar” a equipe a correr atrás dos melhores resultados em tempo recorde, muitos gestores estabelecem metas impossíveis de serem alcançadas.

Embora a intenção seja positiva, o fato é que os impactos desse tipo de medida são significativamente negativos. Afinal, os membros da equipe se sentem desmotivados ao perceberem que, por mais que se esforcem, jamais cumprirão com as responsabilidades a eles confiadas.

Um bom gestor administrativo sabe que estabelecer objetivos alcançáveis é uma ação que exige um planejamento estratégico, e este deve considerar a realidade da empresa, os potenciais e limitações de cada integrante do time de colaboradores, fatores internos e externos e, até mesmo, o mercado atual.

DIVISÃO DE METAS EM ETAPAS

Qual é a meta da empresa? Digamos, por exemplo, que seja captar 100 clientes novos. A ideia aqui é definir o que será necessário para que esse objetivo seja alcançado, dividindo-o em partes ou etapas.

Além de facilitar o entendimento da empreitada como um todo, é possível designar as responsabilidades por etapa aos colaboradores mais qualificados para suas respectivas funções. Isso torna o trabalho mais produtivo, a ponto de alcançar melhores resultados no menor tempo possível.

ENVOLVIMENTO DO TIME

Ao definir as metas e objetivos na empresa, é imprescindível ter todo o seu time envolvido e engajado, já que esta é a melhor forma de elevar a produtividade e buscar por resultados competitivos.

Apesar de o senso comum levar a entender que um colaborador tem a obrigação de estar disponível para qualquer empreitada, processo ou atividade do negócio, é inegável que uma equipe entusiasmada e envolvida no projeto desde as primeiras etapas consegue realizar suas funções com muito mais eficiência.

Dessa forma, podemos afirmar, com segurança, que envolver o time de funcionários no planejamento dos projetos da empresa, permitindo que eles tenham participação com ideias, sugestões e críticas construtivas, é uma das melhores formas de fazê-los “comprar a ideia” do projeto e “vestir a camisa” da empresa.

Como você pôde conferir neste artigo, a importância da definição de objetivo para gerentes está não apenas nos processos que aparentam maior relevância, mas também naqueles que se situam nas entrelinhas e que geram impactos significativos na gestão da empresa.

Agora que você já tem conhecimento de pontos importantes que justificam a definição de objetivos, siga-nos no Facebook e Instagram para acompanhar as postagens semanais e se manter atualizado!

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